Wikia

Wiki AIA 13-17

Anamnese do Aparelho Urinario

Comentários0
327 pages em
Este wiki

Editora: Oquesana Silva

Colaboradores: Airton J. Camilotti Jr., Luiz Brandão, Guilherme Garrido, Danilo Burko, Larissa Fabri

Aparelho UrinarioEditar

Composto por rins, ureteres, bexiga e uretra. Com formato semelhante a um grão de feijão de maior tamanho, os rins são duas estruturas anatômicas localizadas a cada lado da coluna vertebral, por diante da região superior da parede inferior do abdome, estendendo-se entre a décima primeira costela até a terceira vertebra lombar, são órgão retroperitoneais. Filtram o sangue que chega pela artéria aorta, distribui-se pelas artérias renais e retorna ao coração pela veia cava. Neles é produzida a urina, que desce pelos ureteres, desemboca na bexiga e é eliminada pela uretra.
Imagem1 crenal.gif

http://drauziovarella.com.br/homem-2/calculo-renal/

Em condições normais, uma pessoa adulta elimina de 800 a 2.500mL de urina por dia. A capacidade da bexiga normal é de 400 a 600mL e o indivíduo tende a esvaziá-la quando a quantidade de urina atinge 200mL.





AnamneseEditar

As perguntas a serem feitas sobre a história urinária incluem:

  1. Você tem alguma dificuldade para urinar?
  2. Com que frequência você urina?
  3. Tem que se levantar à noite para urinar? Com que frequência? Qual o volume de urina eliminado a cada noite?
  4. Sente alguma dor ou ardência?
  5. Alguma vez ja teve dificuldade de chegar ao banheiro?

6. Ja houve vazamento de urina? ou Urinou de forma involintária?

Perguntar para  as mulheres se a ocorrência de tosse súbita, espirros ou o riso provocam eliminação de urina. Aproximadamente metade das mulheres jovens antes mesmo de terem filhos referem essa experiência. Um vazamento ocasional não é necessariamente significativo.

Pergunte a homens de idade avançada: "Tem alguma dificuldade em começar a urinar?"  "Precisa ficar próximo ao vaso sanitário para urinar?"  "Houve alguma alteração na força ou no tamanho de seu jato urinário, ou no esforço que precisa fazer para urinar?"  "Hesita ou interrompe a micção no meio?"  "Há  gotejamento de urina mesmo depois de acabar de urinar?"

Dor2.jpg

http://www.portalternurafm.com.br

Dor suprapúbica
: Os distúrbios do trato urinário podem causar dor no abdome ou nas costas. Os transtornos da bexiga causam dor suprapúbica, dor localizada no abdome inferior é tipicamente surda e em peso nos casos de infecção vesica'l. A dor é excruciante (adj. Que excrucia; doloroso, pungente, lancinante) quando ocorre distenção excessiva e súbita; a distenção vesical crônica costuma ser indolor.

Disúria: "dor a micção" sentida em geral, como uma sensação de ardência/queimação. As mulheres podem relatar desconforto na parte interna da uretra, descrito ás vezes, como uma pressão ou queimação externa causada pelo fluxo urinario que passa pelos grandes lábios irritados ou inflamados. Os homens referem sensação de ardência na região proxima a glande peniana. A dor prostática é percebida no períneo e, ocasionalmente, no reto.

Urgência: necessidade súbita e imperiosa de urinar, ocasionando por vezes a micção involuntária. Polaciúria, ou micção anormalmente frequente em intervalos menores de 2horas. Ambos podem ser provocados por redução na capacidade da bexiga ou por comprometimento da uretra.

Poliúria ou Nictúria: poliúria designa um aumento significativo no volume urinario de 24 hrs, definido grosseiramente como suprerior a 3 litros. Deve ser diferenciada da polaciúria, que pode associar-se à eliminação de grandes volumes de urina, observada na poliúria, ou de pequenas quantidades encontrada nas infecções. Nictúria é o aumento da frequência urinaria a noite, os volumes podem ser grandes ou pequenos. Verifique a ingestão de líquidos diaria do paciente. ( "Em sala a professora disse que nicturia é a inversão do ritmo urinario/urina mais a noite que durante o dia"). Nocturia aumento da frequência das micções à noite.

Incontinêcia Urinária: até 30% dos pacientes de idade mais avançada têm relato de incontinência urinária, pesquisar as circunstância e frequênciacom que ela ocorre, quantidade eliminada e se é por aumento da pressão intra-abdominal (tosse, riso, espirro ou levantar objetos pesados) ou por ter dificuldade de reter a urina uma vez que tenha apresentado vontade de urinar.

Hematúria: presença de sangue na urina. Quando é visívela a olho nu é chamada de macroscópica, pode ser uniformemente tingida de sangue e a origem é renal ou uretral: hematúria inicial, quando o sangue é proveniente de uma área entra a uretra distal e o colo vesical; e hematúria terminal quando o sangramento ocorre no trígono vesical. OBS: alguns corantes e pigmentos tingem a urina de vermelhos ou de marrom-avermelhado, ou sangue de origem menstrual.  

Índice.jpg


1254.jpg

www.urologia.com.br




                                                                                                                    Hematúria Microscópica quando o sangue só pode ser detectado durante o exame microscópico da urina.

Dor no Rim ou no Flanco; Cólica Ureteral

Dor renal, frequentemente relatada como dor no flanco, no reborte costal posterior ou abaixo dele, próximo ao ângulo costovertebral, que pode irradiar-se para a frente, na direção do umbigo. A dor renal é uma dor viceral produzida pela distensão da cápsula renal, que se apresenta como dor surda, vaga e constante. Acompanhada de febre e calafrios na pielonefrite aguda.


Colica-Renal-opediatra.com .br .jpg

http://opediatra.com.br/es/colica-renal/

Dor de origem ureteral é drasticamente diferente, intensa e tipo cólica e costuma originar-se no ângulo  costovertebral, circundando o tronco até atingir o quadrante inferior do abdome ou, as vezes, a região superior da coxa, testículos e lábios vaginais. A dor ureteral é secundária à disntensão súbita do ureter, como nos casos de cálculos urinários ou coágulos sanguíneos, e se acompanha de distensão da pelve renal. Pesquisar a presença de febre, calafrios ou hematúria associada.


Anamnese Genital MasculinaEditar

  1. Preferência e resposta sexual, se esta satisfeito com seu desempenho
  2. Secreção ou lesões penianas:' avaliar a possibilidade de DSTs, gotejamento ou manchas nas roupas íntimas. Se o paciente referir a presença de secreção avaliar a quantidade, cor, cheiro, concistência, bem como a presença de febre, calafrios, erupções cutâneas ou síntomas associados.

Dor, edema ou lesões da bolsa escrotal: verifique a história prévia de sintomas genitais herpes, gonorreia e sífilis.                                                                                                                                                            

Arquivo:IMG0132A.jpg
Pode haver edema na bolsa escrotal causada por Hidrocele é o acúmulo anormal de fluído no interior da túnica vaginal, pode ser uni ou bilateral, congênita ou adquirida, primária ou secundária e afeta principalmente bebês e os adultos acima de 45 anos.                                                                                       

A presença de dor e edema também pode ocorrer por torção ou rotação do cordão espermático, é mais frequente em adolescentes e constitui uma emergência cirúrgica, em virtude do comprometimento da circulação

12345.jpg

http://drandre.site.med.br

                                                                                                                                                                     Varicocele: presença de veias varicosasno cordão espermático, geralmente localizadas a esquerda, pode estar associada a infertilidade.

Anamnese Genital Feminina, História menstrualEditar

Definições Ùteis e perguntas a serem feitas;

  • Menarca:  idade da primeira menstruação
  • Menopausa: ausência de menstruação por 12 meses consecutivos
  • Sangramento pós-menopausa: aquele que ocorre 6 meses o mais após a cessação da menstruação
  • Dismenorreia: cólica menstrual
  • Amenorreia: ausência de menstruação, pode ser Primaria, sem uma causa orgânica, ou Secundária a alterações hormonais ou outra causa orgânica.
  • Sangramento uterino anormal: sangramento entre as menstuações, inclui sangramentos pouco frequentes, excessivos, prolongados ou pós-menopausa. Compreende vários padrões;
  • Polimenorreia, ou menos de 21 dias de intervalo entre as menstruações
  • Oligomenorreia, ou sangramentos pouco frequentes
  • Menorragia ou fluxo excessivo
  • Sangramento pós-coito

Gravidez

As perguntas relativas a gravidez incluem: "Você ja engravidou?".... "Quantas vezes?"....."Quantos filhos você tem?"......."Você ja teve algum aborto espontâneo ou provovado?"...."Quantas vezes?" 

Anotação Grávida-Para

G = grávida ou número de gestações

P = para, ou resultados finais da gravidez. Depois do P, A de abordo (zero se não houve nenhum ou o número, se houve)

Síntomas Vaginais

Corrimento vaginal e prurito local, indagar sobre a quantidade, cor, consistência e odor, feridas, nódulos ou caroços.       


BibliografiaEditar

Bickley S. Lynn. Bates: Propedêutica Médica. 10Ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan; 2010

Silva, Oquesana. Anotações da aula de Propedêutica Médica 1. Univille. 19/08/2013.

Links ExternosEditar

http://medsimples.com/semiologia-do-aparelho-urinario/

http://opediatra.com.br/es/colica-renal/

http://drauziovarella.com.br/homem-2/calculo-renal/

http://www.abc.med.br                          

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória