Wiki AIA 13-17
Advertisement

Editora: Oquesana Silva

Colaboradores:Airton Camilotti, Danilo Burko, Guilherme Garrido, Larissa Fabri, Luiz Brandão


Edema[]

Se denomina edema ao acúmulo anormal de líquido no tecido celular subcutâneo, no interstício ou em tecidos e órgãos.

Fisiopatologia[]

O Edema será causa de uma ou mais dessas alterações

1. Aumento da pressão intracapilar

Insuficiência venosa
Insuficiência cardíaca
Insuficiência renal
Gravidez,Trombose venosa

2. Diminuição da pressão oncónica

Cirrose e doenças hepáticas
Síndrome nefrótica, doenças cronicas, desnutrição

3. Lesão do endotelio vascular

Sepse
Grandes queimados

4. Obstrução na drenagem linfática

Câncer
Ressecção de gânglios
Elefantíase (filariose)
Obesidade


   5. Retenção de sódio e água

Os vasos sanguíneos são permeáveis e apresentam poros que permitem a entrada e saída de água, células, proteínas e bactérias. O edema ocorre quando há  uma alteração da pressão oncótica (pressão que exercem as proteínas plamáticas) e hidrostática, fazendo com que uma solução aquosa de proteínas e sais minerais saiam dos vasos, passando aos tecidos.

Quando ocorre uma inflamação, os vasos sanguíneos ficam mais permeáveis para facilitar a chegada das células de defesa ao local da lesão. Com o alargamento dos poros, há um maior extravasamento de líquidos para os tecidos ao redor.

Os edemas localizados podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é visível quando aparece nas pernas, contudo, contudo podem aparecer em qualquer orgão, havendo por exemplo edema cerebral, edema de lígua, edema pulmonar entre outros. Quando o edema não se limita a uma região, ocorrendo por todo o corpo , é chamado de edema generalizado ou anasarca a doença característica desse tipo de edema é a cirrose, como o fígado é o principal produtor  de albúmina, quando este para de funcionar corretamente, reduz-se a síntese de proteínas e consequentemente a pressão oncótica.

Existe um tipo de edema que ocorre principalmente em mulheres jovens e sadias associado ao período menstrual. Também esta associado a obesidade e depressão. Não há causa aparente.

Tanto na insuficiência cardíaca quanto na insuficiência venosa dos membros inferiores, o edema surge e piora quando o paciente fica muito tempo em pé e tende a desaparecer após algumas horas deitado, quando a gravidade não exerce força contrária.


Edema na perna e pé

Edema na perna

Edema na perna e pé.





Edema generalizado

Arquivo:Edema generalizado.jpg

Edema generalizado (Anasarca)

Caracteríticas Semiológicas do Edema[]

1. Localização os edemas podem localizados e cada localização vai depender dos mecanismos fisiopatológios que o formaram

2. Intensidade':' também dependendo de sua causa, por exemplo oculto somente se evidência por aumento de peso do paciente até o edema generalizado passando por graus intermedios.

3. Coloração: edemas de origem inflamatório possuem coloração avermelhada, os de síndromes renais são pálidos e os de estasis venosa cianóticos

4. Temperatura: em geral quanto mais intenso o edema mais frio, os de causa inflamatórios apresentam aumento da temperatura.

5.Sensibilidade: doloroso ou indolor

6.Alterações da pele: em geral os persistentes produziram transtornos tróficos da pele, por isquemia consecutiva dos vasos pela compressão exercida.

Pitting Edema2008

edema por estasis venosa, inflamatório e signo de godet

Edema causado por estasis venosa, também inflamatório, alteração da pele

e signo de Godet, evidênciado por palpação








Bibliografia[]

Sanguinetti, Lucio. Semiologia, Semiotecnica e Clinica Propedêutica. 10. ed. Rio de Janeiro: Elservier, 2005

http://www.especialista24

http://dherbs.com/articles/edema-swelling-249.html

http://es.wikipedia.org

Advertisement