Wiki AIA 13-17
Advertisement

Editora: Beatriz Cernescu

Colaboradores: Ana Carolina Simoneti e Ana Laura Milhazes

Leucócitos[]

Também conhecidos por glóbulos brancos, os leucócitos são um grupo de células diferenciadas a partir de células pluripotentes da medula óssea (todas as células sanguíneas são derivadas de uma única célula-tronco da medula. As diferentes fases de amadurecimento pelas quais essas células passam é o que as diferenciam uma das outras).

Os leucócitos são células incolores presentes no sangue, que têm papel fundamental no mecanismo de defesa do organismo (essenciais para a resposta imune adequada). Como peculiaridade destaca-se o fato de serem as únicas células nucleadas no sangue dos mamíferos. Os valores ideais dessas

Neutrofilo

Neutrófilo - Fonte: http://www.infoescola.com/citologia/neutrofilos/

células no organismo adulto estão entre 5000 a 10.000 células/mm³.

Como representantes dos leucócitos temos as células granulocíticas ou polimorfonucleadas:

Neutrófilos[]

Células exclusivamente sanguíneas que, quando estimuladas por sinais quimiotáticos, realizam diapedese para exercerem sua ação. Passam por seis fases de maturação (célula-tronco/ pró-mielócito/ mielócito/ meta-mielócito/ bastonete/ segmentar).  As formas segmentares são as amadurecidas, e as que vão da medula para o sangue. Caso haja células jovens na corrente sanguínea, pode-se dizer que há um Desvio a Esquerda. A medula está lançando células imaturas na corrente sanguínea, o que é um indicativo de fase aguda do processo.

A atividade fagocitária leva à produção de radicais livres, o que acaba por destruir a própria célula. Em caso de inflamações recorrentes, esse mecanismo pode provocar o envelhecimento precoce dos órgãos. Apesar disso, o neutrófilo está envolvido também na reorganização tecidual. A cada 6 horas, o contingente de neutrófilos sanguíneo é renovado.

Alteração do número de neutrófilos:

-Neutrofilia: aumento do número de neutrófilos circulantes. Pode ser um indicativo de infecções piogênicas, infecções viróticas, neoplasias,...

-Neutropenia: redução do número de neutrófilos circulantes. Pode ser um indicativo, principalmente, de distúrbios da medula óssea e uso de alguns medicamentos.


Eosinófilos[]

Células tipicamente sanguíneas que vão para o tecido combater parasitas de grande porte. Sua ação se dá pela mobilização das vesículas até a superfície da célula, que posteriormente exocita o

Eosinofilo

Eosinófilo - Fonte: http://www.medicinageriatrica.com.br/2008/12/09/eosinofilo/

conteúdo dos seus grânulos intracitoplasmáticos nas proximidades do alvo, sem que haja rompimento de sua membrana. Desse modo, o parasita é “dissolvido” e não fagocitadolteração do número de eosinófilos:

-Eosinofilia: aumento do número de eosinófilos circulantes. Pode ser um indicativo de infecções parasitárias, processos alérgicos e fase de cura de infecções agudas.

-Eosinopenia: redução do número de eosinófilos circulantes. É um indicativo de estados tóxicos (coma diabético, uremia,...), esforço físico atenuante,...



Basófilos []

Células circulantes, funcionalmente semelhantes aos mastócitos, porém estes se encontram presentes nos tecidos de maneira geral, ou próximos aos vasos sanguíneos. Contêm diversos mediadores em seu interior que produzem a inflamação nos tecidos, quando liberados mediante ativação das células. Têm importante papel também no mecanismo de processos alérgicos . Possuem grânulos com substâncias vasoativas em seu interior (ex.: histamina e bradicinina), tendo assim uma contribuição pró-inflamatória.

 

Basofilo

Basófilo - Fonte: http://saudavelfeliz.blogspot.com.br/2010/06/criando-8.html

Alteração do número de basófilos:

-Basofilia: aumento do número de basófilos circulantes. Situação rara, encontrada apenas em problemas medulares (ex: leucemia mielóide crônica).

-Basopenia: diminuição do número de basófilos circulantes. Ocorre em doenças endócrinas (ex: Síndrome de Cushing, hipertireoidismo) e tratamento com anticoagulantes.

Monócitos []

Células sanguíneas funcionalmente semelhantes aos macrófagos, porém estes são células teciduais. São as primeiras células a serem mobilizadas numa reação (combatem inicialmente o patógeno. Posteriormente é que há mobilização dos neutrófilos).  Desempenham as seguintes funções: Fagocitose; Ativação do processo inflamatório, através das citocinas (sinais pró-inflamatórios),como por exemplo interleucina 1, 6 e 8, e fator de necrose tumoral α; Ativação de linfócitos T e Ativação da Regeneração celular.

Monocito

Monócito - Fonte: http://biologianolaboratorio.wordpress.com/tag/monocitos/

Alteração do número de monócitos:

-Monocitose: aumento do número de monócitos circulantes. É um indicativo de infecções por protozoários, fase defensiva das infecções agudas,...

-Monocitopenia: diminuição do número de monócitos circulantes. Pode indicar fase aguda dos processos infecciosos, desnutrição,...

Obs: Neutrófilos, Eosinófilos, Basófilos e Monócitos são componentes da nossa imunidade NATURAL.

 

Além dos representantes granulocíticos ou polimorfonucleares temos também os elementos linfóides, que são caracterizados pelos LINFÓCITOS.

 

 

Linfócitos []

São células que fazem parte da nossa imunidade ADQUIRIDA. São produzidas na medula óssea e, de acordo com o local de seu amadurecimento, dividem-se em Linfócitos T (amadurecem no timo) e Linfócitos B (amadurecem na própria medula). Esse processo de maturação, que dura em média 4-5 anos, consiste no Reconhecimento do “Self”, ou seja, os linfócitos vão passar a reconhecer as proteínas próprias do nosso organismo. Caso esse reconhecimento não seja satisfatório, pode haver o desencadeamento de doenças auto-imunes.

 

Linfócitos

Lnfócitos - Fonte: http://www.medicinageriatrica.com.br/tag/linfocitos-t-supressores-cd8/

Dentro do linfócitos T temos os seguintes subtipos:

-LT auxiliar: ativação das células do sistema imune, através da ação das citocinas.

-LT citotóxico: destruição das células infectadas, através da ação das perforinas e granzimas.

-LT regulatório: regulação do sistema imune após este ser ativado, através da ação de citocinas regulatórias.

 

A Imunidade Natural ativa a Imunidade Adquirida, por meio de ação dos macrófagos. Estes ativam os LT auxiliares, que por sua vez ativam os Linfócitos B a produzirem anticorpos.

 

Referências:[]

1- ROITT, Ivan M.; BROSTOFF Jonathan; MALE David K. Imunologia. BR, SP, Manole Ltda. 1999

2- MILHAZES, Ana Laura. Anotações da aula da Disciplina de Imunologia. UNIVILLE. 18/03/2013

3- Medipedia. Leucopenias. Em: <http://www.medipediapt/home/home.php?module=artigoEnc&id=164>. Acesso em: 07 abril 2013

Links Externos:[]

Imunidade Inata

Subtipos de Linfócitos T 

Inflamação e Neutrófilos

Advertisement