Fandom

Wiki AIA 13-17

Bacteriologia médica: estudo do gênero Staphylococcus

333 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Share

201.41.194.226 23h40min de 5 de abril de 2015 (UTC)Editora: Laíssa Mara R. Teixeira

Colaboradoras: Andressa O. Coiradas e Elisa C. Mota

IntroduçãoEditar

A grande maioria das bactérias gram-positivas, em especial os cocos, estão amplamente distribuídas na natureza, podendo ser encontradas no ambiente ou na pele, mucosas e outros sítios corpóreos dos seres humanos. Em condições normais, essas bactérias estabelecem uma relação harmônica com o sistema imune, competindo por substrato com bactérias oportunistas e evitando a proliferação destas.

Entretanto, o grande aumento da população de bactérias que compõem a microbiota pode ser prejudicial, causando infecções. Tais infecções podem ser causadas por multiplicação local e sistêmica de bactérias, bem como pela ação patogênica de exotoxinas ou enzimas que atuam longe do sítio de proliferação. 

Família MicrococcaceaeEditar

A família Micrococcaceae inclui quatro gêneros: Planococcus, Micrococcus, Stomatococcus e Staphylococcus. Todos eles são catalase-positivos (ver adiante em “Fatores de Virulência”).

O gênero Staphylococcus é o mais relevante dentro desta família, e é composto por 37 espécies, sendo que 17 podem ser isoladas de amostras biológicas humanas. Alguns estafilococos patogênicos para o homem produzem a enzima coagulase, e são denominados coagulase-positivos. Um exemplo é a espécie S. aureus. Os estafilococos que não produzem a enzima coagulase, são chamados de coagulase-negativos, e os principais exemplos são S. epidermidis e S. saprophyticus

Staphylococcus aureusEditar

O S. aureus é o patógeno mais importante entre os estafilococos. É encontrado no ambiente externo e em 20-40% dos adultos, sendo que as narinas anteriores, pregas cutâneas, períneo, axilas e vagina são os principais sítios colonizadores dessa bactéria. É parte da microbiota normal, porém pode produzir infecções oportunistas nas seguintes condições:

Alterações congênitas ou adquiridas dos leucócitos;

Alterações na opsonização por anticorpos;

Alterações na destruição intracelular das bactérias após fagocitose;

Lesões cutâneas;

Presença de corpos estranhos (suturas, cateteres);

Infecções por outros agentes (especialmente vírus);

Doenças crônicas de base (tumores malignos, alcoolismo e cardiopatias);

Administração profilática ou terapêutica de agentes antimicrobianos. 

Nessas condições, o S. aureus pode causar diversos processos infecciosos que variam desde infecções cutâneas crônicas (foliculite e impetigo bolhoso), até infecções sistêmicas potencialmente fatais (furúnculos, carbúnculos, endocardite, osteomielite, pioartrite, abcessos matastáticos, meningite estafilocócica, síndrome da pele escaldada, síndrome do choque tóxico e infecções alimentares). A capacidade do S. aureus de produzir doenças também está relacionada aos fatores de virulência presentes na maioria das cepas.

Fatores de Virulência:Editar

CápsulaEditar

Algumas cepas de S. aureus produzem um exopolissacarídeo que pode impedir a fagocitose do microrganismo pelos leucócitos polimorfonucleares. Isso ocorre porque a cápsula realiza  atividade antifagocitária ao recobrir os receptores que atraem os fagócitos. Esses exopolissacarídeos podem também facilitar a aderência dos microrganismos às células do hospedeiro.  De acordo com as cápsulas, os S. aureus foram classificadas em oito tipos, sendo que os tipos 5 e 8 respondem por 80% dos isolados clínicos importantes. O tipo capsular 8 está envolvido com a produção de toxinas na síndrome do choque tóxico e o tipo 5 é mais resistente à antibióticos.

Proteína AEditar

Fig12 3.jpg

Proteína A e sua interação com IgG

A proteína A é uma proteína de superfície encontrada na maioria das amostras de S. aureus. É composta por uma cadeia polipeptídica, sendo responsáveis pela interação com a porção Fc da molécula de Imunoglobulina G (IgG). Esta reação interfere na opsonização e na ingestão de microrganismos pelos leucócitos polimorfonucleares, pois a quantidade de resíduos Fc disponíveis para a fixação de fagócitos fica reduzida.

Constituintes da parede celularEditar

A parede celular dos S. aureus possuem glicopeptídeos e ácido teicóico. O ácido teicóico atua na aderência específica das bactérias gram positivas às superfícies mucosas Além diso, os glicopeptideos e ácidos teicóicos têm a propriedade de ativar o sistema complemento pela via alternativa, inibir a quimiotaxia das células inflamatórias e estimular a produção de anticorpos sem a produção de células de memoria.

EnzimasEditar

1) Catalase: A produção de catalase pelo S. aureus pode atuar inativando peróxido de hidrogênio e radicais livres tóxicos formados no interior das células fagocitárias. Todos os Stafilococos são catalase-positivo, sendo esse um fator de diferenciação em laboratório entre estafilococos e estreptococos.

2) Coagulase: A espécie S. aureus é coagulase-positiva, ou seja, expressa a enzima coagulase. Essa enzima é liberada no plasma sanguíneo do hospedeiro e, através da cascata de coagulação, transforma fibrinogênio em fibrina. Dessa forma, a bactéria fica inserida em um coágulo, o que impede seu reconhecimento pelos fagócitos. Quando a bactéria se sente segura, produz uma substância chamada fibrinolisina que quebra a fibrina e dissolve o coágulo, permitindo a disseminação da infecção aos tecidos adjacentes.

3) Hialorunidase: Hidrolisa a matriz intercelular de mucopolissacrídeos nos tecidos e pode atuar disseminando os microrganismos para áreas contíguas. Ocorre muito em infecções em áreas mais profundas.

4) Lipases: Contribuem para a disseminação dos microrganismos nos tecidos cutâneos e subcutâneos.

5) Fosfolipase C específica para fosfatidilinositol: Torna os tecidos mais sensíveis ao dano e à destruição por componentes bioativos do complemento e de produtos de ativação do complemento.

6) β-lactamases: Codificadas pelos plasmídeos, essas enzimas tornam o microrganismo resistente à penicilina e à ampicilina.

7) Hemolisinas: Causam a lise de eritrócitos e leucócitos polimorfnucleares. Podem ser encontradas na forma α, β e δ.

ToxinasEditar

1) Leucocidina: Exotoxina que exerce um efeito tóxico direto sobre a membrana dos leucócitos polimorfonucleares humanos, causando degranulação do citoplasma, edema celular e lise.

2) Estafiloquinase – Toxina que causa lise de redes de fibrinas em microcoágulos, facilitando a disseminação dos microrganismos.  

Escaldada1.jpg

"Síndrome da pele escaldada"

3) Exfoliatinas ou toxinas epidermolíticas: Apresentam atividade proteolítica e dissolvem a matriz mucopolissarídica da epiderme, resultando na separação das ligações celulares (desmossomos) do estrato granuloso. São responsáveis pela “síndrome estafilocócica da pele escaldada”, em que ocorre a formação de bolhas em amplas áreas corpóreas, com posterior aparecimento de escaras nas camadas superficiais da pele. Isso resulta em grandes áreas descamadas e em carne viva. 

4) Enterotoxinas A a E: Responsáveis pelas características clínicas da intoxicação estafilocócica alimentar. A ingestão de toxinas pré-formadas em alimentos que permitem o desenvolvimento de estafilococos produz diarreia e vômitos ao agir sobre os receptores neurais do intestino, interferindo no peristaltismo desse órgão.

5) Toxina da síndrome do choque tóxico (TSST-1): Causa a “Síndrome do choque tóxico”, uma enfermidade de múltiplos sistemas que inclui febre, hipotensão, vertigem ortostática, eritrodermia, vômitos, diarreia, insuficiência renal, conjuntivite, cefaleia, faringite e calafrios. Essa doença foi inicialmente observada em mulheres no período menstrual, quando utilizavam tampões hiperabsorventes por muito tempo, sem reposição. 

Obs.: A TSST, as enterotoxinas e as Exfoliatinas são “superantígenos”, ou seja, são capazes de unir-se diretamente aos monócitos e linfócitos e provocar a rápida liberação de monoquinas e linfoquinas para desencadear as alterações sistêmicas. Dessa forma, elas "pulam" as etapas iniciais do processo de infecção.

Principais estafilococos coagulase-negativosEditar

Staphylococcus epidermidisEditar

Espécie de estafilococos coagulase-negativos mais encontrados em achados clínicos. Estão relacionados a infecções como endocardite de válvulas cardíacas naturais e protéticas, infecções em cateteres endovenosos, peritonite associada a cateteres para diálise peritoneal, bacteremia, osteomielite, infecções em feridas, enxertos vasculares e próteses articulares, mediastinite e infecções urinárias. 

Imagesbact.jpg

Biofilme em um cateter

Essa bactéria produz macromoléculas extracelulares na superfície celular que aumentam a aderência às superfícies plásticas dos corpos estranhos (próteses e cateteres). Então, ocorre a produção de um glicocálice (subtância limosa) que forma um biofilme sobre as superfícies plásticas. Esse biofilme atua protegendo os microrganismos, impedindo a entrada de antibióticos e antissépticos, sendo necessária a remoção do corpo estranho para que ocorra a cura da infecção. O glicocálice também atua na inibição da proliferação de linfócitos T e monócitos periféricos.

Staphylococcus saprophyticusEditar

B2340182-Staphylococcus Saprophyticus-SPL-3-.jpg

Staphylococcus saprophyticus

Essa espécie de estafilococos coagulase-negativa é grande causadora de infecções urinárias agudas, principalmente em mulheres jovens, saudáveis e sexualmente ativas. 

Essa bactéria tem um forte tropismo pelas células uroepiteliais, uretrais e periuretrais, aderindo-se a elas através da proteína hemaglutinina. Além disso, produz a enzima urease, que quebra a uréia em amônia e interfere no pH. Essa alteração de pH favorece a proliferação bacteriana e a consequente invasão do tecido vesical, causando infecção urinária.

Referências bibliográficasEditar

Koneman, E.W. et al. Diagnostico microbiologico - Texto e atlas colorido. 5ª edição. Rio de Janeiro: Ed médica. Guanabara, 2001

TEIXEIRA, L. M. R. Anotação da aula da Disciplina de Microbiologia e Parasitologia. UNIVILLE. 25/04/2013

PROTEÍNA A. Disponível em: <http://www.sciencepro.com.br/produtos/kits-diagnosticos-elisa/900-057>. Acesso em 12/05/13.

MÓDULO 4 – GRAM-PROSITIVOS. Disponível em:  <http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/rede_rm/cursos/boas_praticas/modulo4/intr_sta.htm>. Acesso em 12/05/13.

Links relacionadosEditar

Vídeo - Estafilococos Detecção e identificação de bactérias de importância médica

Estratégias de prevenção contra Staphylococcus aureus na América Latina

Caracterização epidemiológica de microorganismos presentes em jalecos de profissionais da saúde

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória