Fandom

Wiki AIA 13-17

Complementação da aula de HLAs

333 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Editora: Beatriz Cernescu

Colaboradora: Ana Carolina Simoneti

INTRODUÇÃOEditar

Como já foi dito, todas as células nucleadas do nosso organismo têm presentes nas suas membranas o antígeno leucocitário humano (HLA) do tipo I. Essa classe de antígeno está envolvida principalmente na expressão de proteínas próprias do organismo; que passaram pelos proteassomos.

Deve-se ressaltar também que, quando um patógeno é internalizado sem que haja fagocitose (ou seja, sem que a célula reconheça como sendo algo estranho); ele é processado como sendo algo próprio da célula e aí é expresso no HLA I.

O sistema HLA I apresenta o patógeno para os Linfócitos T citotóxicos.

Já o sistema HLA de classe II apresenta o patógeno para os Linfócitos B.

LINFÓCITOS E SUAS CITOCINAS

CLULAS~1.jpg

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAXDYAK/selecao-novos-produtos-microbianos?part=3

É importante ter bem esclarecido qual é o Linfócito que será ativado, pois cada um se comporta de uma maneira específica no contexto da geração de respostas:


  • No contexto do Linfócito B, ele é a célula a ser ativada. Portanto, ele é quem irá expressar o RECEPTOR (lembrem-se: quem é ativado é que expressa o receptor). Esse receptor expresso é quem dá o “toque final” para o switch de classes das imunoglobulinas que estão sendo produzidas.


  • Quando o linfócito é ativado, a célula passa a produzir citocinas. Como as citocinas são pleiotrópicas, elas têm atividades diferentes em cada tipo de célula que atuam. No contexto dos linfócitos B, as citocinas estimulam a produção de anticorpos, principalmente de IgG.


  • Quando o Linfócito T é ativado, tem-se um quadro bem mais amplo do que a ativação do Linfócito B. A célula ativada passa a produzir quatro grandes grupos de citocinas: Th1, Th2, Th17 e Treg (Regulatórias)

Th1: esse grupo de citocinas é produzido quando a célula apresentadora de antígenos libera IL-12. Geralmente quem traz os pedacinhos de patógenos até os LT, incitando a produção de Th1 são macrófagos ou células dendríticas.

As citocinas do tipo 1 agem, portanto, no combate inicial ao patógeno. Uma observação que deve ser feita é que além da IL-12 produzida pela célula apresentadora de antígenos, a substância que está sendo expressa no HLA II também influencia na produção de Th1.

Quatro principais subtipos de Th1 devem ser destacados:Editar

 

Celula1.jpg

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/celulas-natural-killer/celulas-natural-killer.php


  •   IL-2: estimula a produção de linfócitos B
  •   IFN gama: inibe a produção de outros tipos de citocinas (principalmente Th2)
  •   IL-4: incita a liberação de citocinas do tipo 2 (a IL-4 é originária de mastócitos)
  •   c5a: ativa o mastócito a degranular e a liberar a IL-4 

Th2: Editar

Esse grupo de citocinas é produzido na fase inicial do combate à parasitas de grande porte. 

 IL-4 : além de incitar a liberação de citocinas do tipo 2, leva ao switch de classes: IgM param de ser produzidos, dando lugar aos IgE. Além de coordenar o switch de classes, a IL-4, quando atuando conjuntamente com a IL-5, induz a proliferação de LB.

Th17: Editar

Tem como único subtipo a IL-17, que atua no combate à patógenos extracelulares.

Aqui vale uma observação: as células dendríticas têm uma alta influência sobre as atividades dos leucócitos. Elas atuam liberando IL-23, que estimulam a produção de Th17. 

Treg: Editar

Do grupo de citocinas regulatórias, a que tem maior destaque é a IL-10. Essa atividade regulatória é de extrema importância para controlar o Sistema Imune e evitar reações exacerbadas.

Dos Linfócitos B que são proliferados a partir do estímulo as citocinas Th1 e Th2, 80% deles passará a produzir anticorpos de imediato (IgM primeiramente) e 20% deles serão linfócitos de memória, atuando somente em respostas secundárias.

Anotações complementares Editar

   

     Células NK são alternativas aos LT; 

     Tanto LT quanto células NK produzem IFN-gama;

     TGF-beta também é uma citocina regulatória


LINKS EXTERNOS

- Função efetora de LT :http://www.rbi.fmrp.usp.br/imunobiol/aulas/t14.htm

- Th1, Th2, Th17 e T regulatórias no lúpus eritematoso e na nefropatia lúpica :       http://www.bv.fapesp.br/pt/auxilios/29564/estudo-do-comportamento-de-celulas-th1-th2-th17-e-t-regulatorias-no-lupus-eritematoso-sistemico-em-g/

- Revisao sobre citocinas :http://www.asbai.org.br/revistas/Vol244/citocinas.htm

REFERÊNCIAS

1.    IMUNOLOGIA BASICA , 2007 . Abbas, Abul K. / Lichtman, Andrew H. Elsevier.

2.    IMUNOLOGIA ESSENCIAL, 2007. Helbert, Matthew. Elsevier

3.    CERNESCU,Beatriz. Anotações da aula da Disciplina de Imunologia. UNIVILLE. 17/06/2013



 

 

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória