Fandom

Wiki AIA 13-17

Comunicando dados médicos

333 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Editor: Guilherme Garrido

Colaboradores: Airton J. Camilotti Jr; Danilo Burko; Luiz Gustavo Brandão de Proença; Larissa Fabri; Oquesana Silva


ORGANIZAÇÃO

Em primeiro momento para se realizar a confecção de um poster científico o autor do trabalho deve delinear de modo claro qual o interesse do seu trabalho. Após a definição do seu estudo e a busca por informações é possível o desenvolvimento de um pôster. 


O abstract ou resumo do texto é a primeira parte do poste após o título. Deve-se ressaltar que o titulo do artigo é a parte mais importante de todo o trabalho, pois é com ele que s
Posterinsa.jpg

Encontrado em: http://marcoarmello.wordpress.com/2012/03/13/como-fazer-um-poster-cientifico/

e percebe-se se vale a pena ler o artigou ou não. Por isso, o seu título tem que ser chamativo, já nas primeiras palavras; deve ser curto; deve ser impressionante Títulos brasileiros típicos não são adequados para isso. Deve-se evitar o uso de nomes científicos no título, devido a sua extensão. Quando o lugar de realização da pesquisa não tem tanta importância, deve-se omiti-lo do título. 

O tamanho do seu poster, o formato, o tipo de material até os espaços contidos nele são dependentes das exigências do congresso para o qual você esta o preparando. Entretanto, é de se ressaltar que o poster é uma forma de apresentar resultados, e apenas os mais importantes, mais impressionantes, mesmo que esses não sejam o que o autor esperava. 


INTRODUÇÃO

É a parte inicial do pôster, deve-se descrever nesse espaço o que foi que fez o autor pensar nesse assunto de modo sucinto a tal forma a deixar claro para o observador o que motivou o autor a ir em busca desse conhecimento, de modo a colocar a audiência no mesmo nível que o autor antes de iniciar a pesquisa. Além disso, deve-se colocar a identificação numérica de bibliografias e não citar os autores como "no trabalho de Rox Paludo et al....". 

O fechamento da introdução é a parte que já introduz os objetivos de tal modo a deixar a platéia já encaminhada para qual o seu objetivos com esse estudo, por exemplo "... Estas evidências nos levaram a ...". 


OBJETIVOS 

Essa seção remete a dizer o porquê você fez a pesquisa, sempre em uma pesquisa o autor tem uma pergunta o qual ele deseja responder e esse objetivo deve estar em um poster presente na introdução como uma frase única e clara. 


MATERIAIS E MÉTODOS

É uma parte de suma importância para o poster, pois representa todo o processo de construção do autor de busca para responder a pergunta que este tinha pré-determinado no objetivo, ou seja, foi o que o autor do trabalho fez para responder tal pergunta. 

Para uma melhor explicação de como foi feito, esquemas visuais tais quais fluxograma em linha, em coluna, são úteis. Deve ser evitado cortes que comprometam a replicação do estudo, ou seja, uma outra pessoa quando quiser repetir os métodos do poster apresentado deve ao tentá-lo conseguir com plenitude. Portanto, deve ser colcoado passo a passo toda e qualquer informação relevante que o autor do estudo fez para chegar a resposta. 


RESULTADOS

Muitas vezes, encontra-se varios resultados, inclusive encontra ausência de resultado, ou resultado não foi singificativo. Quando isso ocorre, deve-se ressaltar que não foi um resultado ruim, ou que o estudo não tem importância. 

Para apresentação em um poster, deve ser definidos resultados mais relevantes, e estes devem ser apresentados na forma de gráficos, figuras, fotos ou tabelas de tal forma que o observador seja capaz de entender com facilidade todos os resultados apresentados. No poster deve ser tomado cuidado com a utilização de siglas pois muitas vezes alguma pessoa pode não entender o signifado. Não deve ser feito nada, nenhuma atitude que possa distrair a sua audiência durante essa parte. 


OBSERVAÇÃO FINAL 

O que o autor aprendeu com o estudo? A resposta deve ser sempre ligada a pergunta, ou seja ao objetivo do estudo. Alem disso, é capaz de responder essa pergunta usando exclusivamente os resultados obtidos. Qual foi a contribuição do estudo no seu aprendizado? 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

O autor deve apenas utilizar fontes indicadas no texto. O formato deve ser padrão com as normas internacionais, ou com o que o congresso exigir, e deve ser numerado de acordo com a ordem de aparecimento. 


PREPARO DO POSTER 

1 - Título - Deve ser destacável, legível a 4 metros de distância, é o espaço que posiciona a audiência. 

2 - Autores - Destaca a instituição, e-mail para contato além dos autores do estudo

3 - Formato - Vertical 

4 - Título de Seções - São destacados no texto
Postertiago.jpg

Encontrado em: http://marcoarmello.wordpress.com/2012/03/13/como-fazer-um-poster-cientifico/

5 - Fonte - Deve-se tomar cuidado com fontes exóticas, mas também é de se ressaltar que existem outras fontes alem do Time News Roman. Sugestão: Arial - Título 80, Autores: 40; Titulo de seções: 40; Texto: 24; Tabelas muito detalhadas: 14;.

6 - Texto: Deve ser legível a uma distância de 1,5 metros. Evite sobrecarregar com muitas informações o pôster. Preferencialmente organize-o em forma de colunas e deve ser reservado um espaço para borda de 5% da página.

7 - Erros do texto - Fazer uma apresentação do pôster, ou seja disponibilizar a informações como se fosse uma colcha de retalhos, toda espalhada sem uma continuidade; O pôster não ser compreensível por si só, precisar sempre de uma explicação; Pendurar adendos no poster, de tal forma a deixar a sua diagramação de 120x90 (geralmente) desuniforma, como colocar uma página de papel A4 além das margens; 
Gpaf bann.jpg

Encontrado em: http://4.bp.blogspot.com/-GvtoLtCSKrw/UICRNac2u5I/AAAAAAAAKg8/ibU2rzttPh8/s1600/gpaf+bann.jpg

8 - Dicas - Enfatize o que é relevante; Não usar cores e contrastes para destaques; Cuidar com siglas em excesso; Cuidar com cores e figuras em segundo plano

9 - Apresentação - Deve ser ensaiado e treinado incansavelmente pelo autor, de tal forma a identificar pontos frágeis do estudo e do pôster. No dia da apresentação deve ser confirido o local para pendurar o trabalho, as regras de apresentação, o autor deve ter material para anotação, e ter uma postura que condiz com o seu trabalho.

10 - Erros da apresentação - O autor relatar alguma informação e dizer que não estava no poster devido a não haver espaço para tal informação. O autor não estar presente ou disponível para esclarecimentos do público.

LINKS EXTERNOSEditar

Criando um Pôster no Powerpoint - http://www.youtube.com/watch?v=zGxkiU3FTIY

Como preparar um Painel Científico (BANNER) - http://www.slideshare.net/Valquiria1003/como-preparar-um-painel-cientfico-banner

REFERÊNCIASEditar

1 - PELLOSO, Guilherme Garrido. Anotações da aula da Disciplina de Informática em Saúde. UNIVILLE. 26/08/2013.

2 - Website http://www.slideshare.net/Valquiria1003/como-preparar-um-painel-cientfico-banner. Acessado em 24 de Novembro de 2013

3 - Website http://academiamedica.com.br/como-fazer-um-poster-cientifico/. Acessado em 24 de Novembro de 2013

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória