Fandom

Wiki AIA 13-17

Conceitos Básicos

333 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Editor: Felipe Starling Jardim

Colaboradores: Augusto Radünz do Amaral, Bruna da Silva Ferreira e Fernanda C. Zanotti

Metodologia CientíficaEditar

"Refere-se ao estudo dos métodos empregados em cada área do conhecimento. Configura - se como a essência de um estudo, uma vez que descreve como o estudo foi realizado".

EficáciaEditar

A eficácia reflete o desempenho de determinada variável, ela fará a relação entre os resultados obtidos e os objetivos estabelecidos considerando uma situação ideal. Resumidamente, significa atingir o objetivo.

EfetividadeEditar

É capacidade de reproduzir um determinado efeito em uma situação real. De maneira simplificada, pode - se entender esse termo como a capacidade de atingir o objetivo em uma população real.

EficiênciaEditar

Eficiência mede o custo-eficácia. É a relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados para se atingir os fins “economicamente mais vantajoso”. Perceba que, uma vez atribuído a um atributo a qualidade de eficiência, admite - se que haja custo-benefício satisfatório.

PrevalênciaEditar

A prevalência é o numero de casos existentes de uma doença em uma população, dividido pelo total de indivíduos da população. Esse numero de casos existentes se dará pela soma de casos novos mais os casos antigos de uma determinada doença. A prevalência ira medis a magnitude da doença na população, não o risco de adoecimento. Para o seu calculo utiliza-se a população total, composta de pessoas sob risco de desenvolver a doença e outras que não estão sob risco.

  • Prevalência pontual: A prevalência pontual é número de casos existentes de uma doença em uma determinada data.
  • Prevalência no período: A prevalência no período é o numero de casos existentes de uma doença em um determinado período de tempo.

IncidênciaEditar

A incidência representa o número de novos eventos que tenham ocorrido num intervalo de tempo específico dividido pela população de risco, no início do intervalo de tempo. O resultado dá a probabilidade de desenvolvimento de um evento em que o intervalo de tempo.

Imagens

Eficacia-e-eficiencia.png

Fonte: Cardim, CA. 2013

Metodologia.jpg

Fonte: Cardim, CA. 2013








ReferênciasEditar

1 - JARDIM, Felipe Starling. Anotações da aula da Disciplina de Epidemiologia Geral. UNIVILLE. 20/06/2013.

2 - MEGGINSON, Leon. Administração: Conceitos e Aplicações. Tradução de Maria Isabel Hopp. 4 ed. São Paulo: Harbra, 1998.

3 - SHOTT Stuart. Statistics for Health Professionals. WB Saunders, Philadelphia 1990.

Links externosEditar

1 - Eficácia - Eficiência

2 - Eficácia - Eficiência - Efetividade

3 - Um coração movido pela pesquisa

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória