Fandom

Wiki AIA 13-17

Delineamento de Estudos Científicos (Características Gerais)

333 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Editora: Bruna da Silva Ferreira

Colaboradores: Augusto Radünz do Amaral, Felipe Starling Jardim e Fernanda Cristina Zanotti e Gabriela de Quadros.

O que significa delinear um estudo?Editar


“Delinear um estudo resume – se em planejar uma pesquisa de caráter científico de modo que, ao final do período de executabilidade, os instrumentos se mostrem tão precisos e os resultados tão acurados quanto foram esperados pelo pesquisador no início do projeto”

Exposição (exposure) versus Resultado (outcome)Editar


Exposição (exposure): O termo exposição (exposure) é utilizado para descrever um fator ou uma característica que pode explicar ou predizer a presença de um resultado. Exemplos de exposição incluem: o uso de uma medicação particular, fumar, como também o valor da pressão arterial do indivíduo.

Resultado (outcome): O termo resultado (outcome) refere-se ao fator que está sendo predito. Caracteriza-se, frequentemente, como uma doença, porém pode ser uma característica clínica, como nível de colesterol, estado vacinal ou medicação em uso.

Exemplo: Um estudo tem o objetivo de avaliar se o nível educacional tem influência na decisão de uma pessoa em usar fitoterápicos. Um grupo de 500 indivíduos em um shopping center foi convidado a responder um questionário perguntando sobre o seu nível educacional e a frequência com que utilizava medicação herbal. Nesse exemplo, a exposição de interesse é o nível educacional e o resultado é o uso de medicação herbal. Note, que outros estudos poderiam examinar o uso de medicamento como exposição (preditor de um resultado). Portanto, é essencial ter em mente que diferentes estudos podem apresentar variáveis iguais, em alguns, essas variáveis se comportam como exposição e em outros como resultado.

Classificação dos diferentes delineamentosEditar

Quanto à intervenção: Observacional versus Intervencional

Um estudo observacional (transversal, coorte, caso-controle) observa uma exposição, a qual ocorre “naturalmente”, enquanto um estudo intervencional (ensaio clínico) atribui uma exposição aos sujeitos do estudo, geralmente um medicamento, a fim de averiguar as implicações causadas pelo uso desse medicamento.



Observacional:                                                                                                                Intervencional:

Observacional.png

Fonte: Oliveira, CAC. 2013

Intervencional.png

Fonte: Oliveira, CAC. 2013











Quanto ao momento no tempo em que as observações são coletadas: Prospectivo versus Retrospectivo

Em um estudo prospectivo a participação dos sujeitos do estudo precede os eventos medidos ou variável desfecho, enquanto no estudo retrospectivo a participação dos sujeitos procede aos eventos medidos.
A fim de entender a diferença entre essas duas denominações, segue um exemplo. Suponha que você queira verificar a implicação da ingestão de glicose (variável preditora) no desenvolvimento de Diabetes. Nesse caso, você observa um grupo de pessoas durante um intervalo de tempo e o desenvolvimento ou não de Diabetes (desfecho). O exemplo dado caracterizou um estudo prospectivo em que os investigadores iniciaram a pesquisa quando o desfecho ainda não ocorreu. Entretanto se você avaliar indivíduos diabéticos e a ingestão de glicose desses indivíduos durante um intervalo de tempo anterior, o seu estudo será retrospectivo. Isso porque o desfecho já aconteceu (os indivíduos escolhidos já eram diabéticos) e o objetivo seria estudar um fator de risco, ou uma variável preditora.


Tempo.png

Fonte: Oliveira, CAC. 2013







Quanto ao tratamento matemático: Descritivo versus Analítico

O estudo descritivo permite descrever a amostra em investigação resumindo suas características utilizando diagramas, tabelas ou gráficos e vários parâmetros (média, desvio padrão, mediana, etc.). Contudo esse tipo de estudo não apresenta relações causais entre as variáveis medidas. Enquanto o estudo analítico permite fazer associações entre as variáveis analisadas a fim de estabelecer inferências. Ou seja, observa um fator de risco ou proteção e o aparecimento de determinado efeito.

ReferênciasEditar

1 - FLETCHER, Suzanne W., FLETCHER, Robert H. Epidemiologia Clínica - Elementos Essenciais. 4 ed: ARTMED, 2006.

2 - PEREIRA Mauricio G. Epidemiologia. Teoria e prática. 4ª ed: Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 2000.

3 - ROUQUAYROL, Maria Z. Epidemiologia e Saúde. 5 ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 1999.

4 - FERREIRA Bruna S. Anotações da Aula de Epidemiologia. 03/07/2013

Links externosEditar

1 - Estudos Observacionais

2 - Conceitos e Ferramentas da Epidemiologia - Conceitos de Epidemiologia

3 - Estudos Observacionais e Medidas de Risco

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória