Fandom

Wiki AIA 13-17

Dicas para Apresentação - Aula dia 31/10/201

333 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Editor: Luiz Brandão. Coloaboradores: Guilherme Garrido, Oquesama Maica, Airton Camillioti, Danilo Burko.



IntroduçãoEditar

A aula do dia 31/10/2013 foi direcionada à instrução e aprimoramento de apresentações de  preparação de pôsteres, método, dicas entre outros. Pôsteres – há horário para coloca-lo e retirá-lo, sendo o responsável sujeito a não ganhar certificado por não cumprimento de horário, por exemplo.


Comunicação Visual (O Pôster em Si):Editar

1. Resumo (Abstract)Editar

É a primeira parte do trabalho a ser visualizada pelos curiosos e avaliadores. E por isso, ele deve ser sucinto e, ao mesmo tempo, elucidativo. É nessa parte que o leitor faz a primeira leitura e recebe informações para saber o que vai encontrar pela frente pois, apresenta resumidamente o trabalho. Às vezes, é a partir dessa primeira leitura que a pessoa vai se interessar ou não pelo seu pôster. É essencial que o  resumo deva seguir as regras pré-estabelecidas pelo evento, como por exemplo o formato e o tipo de material.

2. IntroduçãoEditar

É a parte da relevância. Isso é, você deve explicar o porquê de você ter feito esse trabalho. O que te levou a fazê-lo. E tem como objetivo geral, fazer com que as pessoas q leem a introdução saibam com o que elas vão se deparar no trabalho. Desse modo, a introdução deve ser curta e sucinta. Essa parte deve explicar por que esse assunto o fez desenvolver um trabalho relacionado a isso. O que te chamou atenção nele? Um fato importante é que a escrita deve ser ajustada de acordo com a “clientela”. Isso é, se a apresentação for para cirurgiões, a introdução deve focar-se na parte cirúrgica. Já se q a banca avaliadora for de infectologistas, o foco dever-se-á focar nos fatores relacionados à infecção.  Após a leitura da introdução, o leitor deve estar no mesmo nível que você estava antes da pesquisa. E quão extensa deve ser a parte da introdução? A resposta é pequena. A resposta é pequena, pois ela não é a parte em que a o trabalho deve se deter. Ela é uma parte transitória (embora não menos importante), que leva à leitura posterior.

3. ObjetivoEditar

Quando estudamos a disciplina Metodologia de Pesquisa em Saúde, aprendemos que o objetivo de ser “qual é a pergunta que você deseja responder?”. Porém há algumas coisas a mais a se falar sobre essa parte. Por exemplo: faz-se necessário o uso de verbos no infinitivo como CONTRIBUIR, ANALISAR, DESCREVER, INVESTIGAR etc; Além de ser claro, ele deve ser exequível;  O objetivo constitui a finalidade de um trabalho científico. IMPORTANTE:  A metodologia mostra a significância dos resultados. Deve-se detalhar a metodologia – possibilita ele a replicar seu estudo e afirmar ou não seus resultados. Esquemas visuais podem ser importantes para chamar atenção, como por exemplo, fluxograma, que facilita a visualização dos leitores.

4. ResultadosEditar

Chegou a hora de definir os pontos mais importantes. Isso porque a parte dos resultados é a parte em que se deve mostrar porque a sua pesquisa foi importante e o que ela tem a mostrar. Nas palavras de um professor autor, uma vez, “deve-se pegar o resumo e  ver o que você pode ‘amplificar’ para geração de informações ”. Uma dica importante é não deixar que nada desnecessário apareça nos resultados que não tenha realmente importância, afinal, ele deve ser direta, ou seja, “ir direto ao ponto”.

5. Observações Finais (ou Considerações)Editar

O avaliador ou leitor que já acompanhou todo o pôster até esse ponto terá essa parte como um desfecho do trabalho. Essa parte deve mostrar ao leitor o que ele aprendeu com o estudo, focando-se nas partes  primordiais do trabalho como a resposta à pergunta diretamente relacionada ao objetivo. Ela deve ser focada exclusivamente nos resultados e deve mostrar qual é a  contribuição do estudo.

6. Referências BibliográficasEditar

É a última parte do trabalho. Deve-se ter um cuidado especial aqui quanto ao número de referências a serem colocadas. É claro que um trabalho bem delineado e aprofundado vai ter muitas referências como fonte. Porém, num pôster padrão 90x120cm, há necessidade de poupar o espaço para as partes mais importantes do trabalho (apenas as fontes indicadas no texto). Desse modo, tome cuidado para não exagerar no numero de referência. Coloque poucas, sendo essas as mais significativas. Além disso, elas devem ser numeradas em ordem de aparecimento.


Tendo o trabalho da formatação do pôster acabado, é hora de saber algumas coisas a amis que podem facilitar a sua vida acadêmica na parte de extensão. E ai vão elas:



DicasEditar

TítuloEditar

Se faz muito Importante e deve ser valorizado. É, talvez, a primeira coisa que chama atenção. Assim como, usando uma analogia, em um livro antes de ler a orelha de um livro, uma pessoa qualquer lerá o título. Ora, pois, um título comum não se destaca. A visualização, chama atenção (audiência). O título deve ser atrativo. Ele tem que ter destaque além de ter que ser legível a 4 metros de distância.


AutoresEditar

O trabalho deve ter uma parte exclusiva para o destaque dos autores e uma forma de contato (e-mail, telefone etc.)


FormatoEditar

Vertical. Afinal, um pôster é uma pintura, então, nada de horizontalidade.


Títulos de seções (subtítulos)Editar

Esses devem ser destacados no texto.  E o autor/formatador do pôster deve obrigatoriamente ler as regras/ normas de publicação antes de fazê-lo.

FonteEditar

De preferência a letra padrão que é Arial. É claro que a letra fica a critério do autor, mas deve se tomar cuidado com letras “exóticas”, que são aquelas que dificultam a leitura de alguma forma; A seguir alguns tamanhos de letra Arial que são consideradas padrão, em congressos de vários de lugares do mundo: 

ArialEditar

Título mínimo: tamanho 80

Autores: tamanho 40

Títulos de seções: tamanho 40

Texto: tamanho 24

Tabelas muito detalhadas: tamanho 14

TextoEditar

De preferência legível a  1,5 metros (um metro e meio); Evite sobrecarrega-lo, pois torna o pôster cansativo ao leitor, ainda mais se o seu for um dos últimos pôsteres que o avaliador estiver vendo; Coloque as colunas em ordem: 2 a 3 colunas são o ideal, e, cuidado com a disposição das fotos (se houver); Não se esqueça das bordas! Separe uma margem de cinco por cento (5%) do tamanho do pôster na horizontalidade e na verticalidade.

Preparo do pôsterEditar

Algumas coisas são impensáveis e proibidas, como:

1- pendurar adendos ao pôster.

2- incompreensível. Um pôster que é incompreensível por si é uma coisa inaceitável.

3- Colcha de retalhos: com uma exceção essa prática não deveria existir: vamos dizer que você vai apresentar o seu pôster em outra cidade, muito longe da sua e a companhia aérea perdeu o seu pôster. O que fazer? Como se virar? Bom, nesse caso, você vai ter que usar um bom número de folhas A4 e fazer a sua “colcha de retalhos” para que não fique sem apresentar nada. A utilização do pôster em material (lona) é muito importante.

Mais Dicas:Editar

Enfatize o que é relevante.

não use contrastes fortes q doem os olhos. Isso faz seu trabalho perder a credibilidade.

Treine, treine e treine... E nas horas vagas, treine. Isso para que o tempo de apresentação seja respeitado e você se acostume com o seu próprio desempenho, além de poder aperfeiçoar-se.

Identificar pontos frágeis do pôster e do assunto, dessa forma, quando questionado por um avaliador ou pessoa qualquer, você demonstrará completo entendimento do assunto, e mostrará que estudou e se empenhou nele.

No dia: conferir antes o local e o modo de apresentação para que não perca tempo ou se atrase.

Levar fitas adesivas em caso de problemas com o lugar do seu pôster.

Tenha material para anotação. Algo ou alguém podem te mostrar interesse, seja um trabalho parecido com resultados semelhantes ou diferentes, ou mesmo alguém que queria levar seu trabalho para frente.

Postura e atitude. Não ficar de costas ou de conversa com amigos. Mostrar disponibilidade para plateia faz de você um melhor apresentador no contexto geral.

Indesculpável?Editar

Não havia espaço para apresentação.

Não estar presente para esclarecimentos.

Não estar disponível para esclarecimento.

ObservaçõesEditar

Depois de ter lido essa página e aprendido ao menos alguma coisa com ela, lembre-se de que trabalhos científicos são muito apreciados em uma banca de residência. Além disso, é uma ótima maneira de fugir um pouco das aulas normais e aprofundar-se do seu jeito em um tema específico. Com trabalhos, os acadêmicos aprendem, ensinam e se desenvolvem.

Links ExternosEditar

http://www.youtube.com/watch?v=Rv5AMFfr4xQ&hd=1

http://www.youtube.com/watch?v=zGxkiU3FTIY&hd=1


REFERÊNCIAS:Editar

1.metodologiadapesquisa.blogspot.com.br/2008/11/objetivos-gerais-e-especficos.html

2.nead.ufmt.br/esud/modelo_poster.pdf

3.PROENÇA, Luiz GB. Anotações da aula de Informática em Saúde. Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, 31/10/13

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória