Fandom

Wiki AIA 13-17

Dor

333 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Editor: Luiz Brandão

Colaboradores: Airton J. Camilotti Jr; Danilo Burko; Guilherme Garrido; Larissa Fabri; Oquesana Silva

DefiniçãoEditar

Dor é uma experiência complexa e sensorial ou emocional desagradável. Ela ocorre em resposta à algo nocivo e respostas fisiológicas.

A dor é um dos principais sintomas em uma anamnese. A partir dela o médico poderá direcionar e dirigir a consulta médica, já com um enfoque maior, de acordo com dor sentida pelo paciente. Muitas vezes a dor é o único motivo da visita do paciente ao médico. Desse modo, bota-se em foco a importância que ela representa uma entrevista médica.

s.f. Sofrimento físico ou moral; aflição; mágoa; dó.” – dicionário Aurélio


Tipos de Dor:

A dor pode ser sentida em vário lugares do corpo de forma que se diferem entre si por algumas características específicas. Os quatro tipos mais comumente conhecidos de dor são:

1 – Dor em Pontada: também chamada de dor aguda ou dor em fincada, a dor em pontada recebe esse nome pela semelhança das descrições em que o paciente tem a impressão de que uma agulha, faca ou algo pontudo está entrando em seu corpo. Essa dor se caracteriza por ser intensa

2 – Dor em Queimação: ou simplesmente dor crônica. Ela se caracteriza por sensações de choque, formigamento, queimação e ardor. Isso ocorre pois a dor é “dos nervos”. A dor tem origem neurogênica e é um alerta importante, pois quando o nervo está doente, se identifica uma dor neuropática.

3 – Dor em Cólica: Cólica é uma dor que ocorre em órgãos ocos como estômago, útero e intestino. As mais comuns são cólicas menstruais(disminorréia), cólicas biliares e síndrome do intestino irritável. As dores são intensas e graduais e que após o pico, acontece uma lenta e progressiva melhora.

4 – Dor Latejante: A dor latejante se caracteriza pela sensação de pressão muito forte, como se algo ou alguém estivesse apertando ou empurrando músculos, vísceras ou cérebro. - Uma enxaqueca é uma condição neurológica complexa, episódica (intermitente), caracterizada por uma dor intensa e dolorsa, latejante, de um só lado da cabeça.

Outras dores importantes:

5 – Dor em Aperto: ou em queimação é a dor característica de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Ela é sentida na região pré-cordial (na região do peito) ou embaixo do osso esterno (na “boca do estômago”). Pode-se sentir dor também na face interna do braço esquerdo, na região do pescoço ao queixo. Ela é acompanhada de palidez, diarreia, vômitos, náusea e sudorese fria. Isso tudo acontece pela obstrução parcial ou total de uma artéria coronariana. Desse modo, o suprimento sanguíneo do músculo do miocárdio reduz, acarretando em falta de suprimento sanguíneo no mesmo levando à injúria irreversível. 

6 – Dor Referida e Visceral: dor visceral se caracteriza pela percepção de dor diretamente sobre a área dolorosa. Já a dor referida, é transmitida pela via visceral, mas que por convergência de fibras nervosas sensitivas até a medula espinhal, acaba resultando em dor em uma região diferente da onde existe a causa da dor. Por isso em uma cólica renal, é comum o paciente sentir dor na face interna da coxa. E no infarto agudo do miocárdio, pacientes sentem dor irradiada para a face interna do braço esquerdo.

Pequeno Glossário de termos médicos que envolvem dor:

Artralgia – dor nas articulações;

Dor.jpg

Tipos de dor - http://www.apcdpiracicaba.org.br/ssb/ss.cgi?link=ad7605943

Cefaléia - Dor de cabeça; Cervicalgia – dor na região cervical;

Disacusia – Estado mórbido em que certos sons produzem distúrbios da audição, dor ou mal estar;

Disenteria – diarreia acompanhada de muco, pus ou sangue nas fezes, e dor na evacuação;

Lombalgia – Dor na região lombar;

Nucalgia – dor na nuca;

Odinofagia – Dor na garganta;

Osteomalácia – Doença causada pela deficiência de vitamina B-12 acarretando em dor nos ossos;

Otalgia – Dor de ouvido;

Tenesmo – Dor na região ano-retal;


Caracterização da dor:

Caso a dor seja a principal causa da consulta, alguns pontos relevantes para o médico sobre a enfermidade podem ser especiais. Porém, isso nao basta pois o médico deve seguir uma sequência de perguntas importantes e que levam à


elucidação do problema ou achados importantes:

Istockphoto 7101236-medico-examinando-la-garganta-de-una-paciente.jpg

Exame Físico - batomecintaliga.blogspot.com

Editar

  • Onde dói? (essa pergunta faz com que o paciente indique o local da dor)


  • Quando começou?


  • Como começou? (súbito ou progressivo)


  • Como evoluiu? (como era a dor antes e como ela está agora)


  • Qual o tipo da dor? (queimação, pontada, pulsátil, cólica, constritiva, contínua, cíclica, profunda, superficial)


  • Quanto tempo dura a dor – crise? (se a dor for cíclica)


  • É uma dor pontual ou que se espalha? (dorespontuais indicam que a dor ocorre em algum lugar específico)


  • Qual a intensidade da dor? (forte, fraca ou usar escala de 1 a 10).


  • A dor impede a realização de alguma tarefa?


  • Em qual período do dia a dor é mais forte?


  • Existe alguma coisa que o senhor faça que a dor melhore?


  • E o que piora?


  • A dor é acompanhada de mais algum sintoma?


Analgésicos:Editar

Analgésico é um termo generalizado para drogas que atuam nas vias de transmissão nervosa, cessando ou aliviando a dor. Tipos de analgésicos:

1 – Acetaminofen: (paracetamol) são calmantes leves que não causam agressões ao estômago, mas também não reduzem inchaço. São usados para reduzir dores de cabeça e febre.Editar

2 – Medicamentos Anti-Inflamatórios não Esteróides (AINE): Além de ajudarem a combater febre e cefaléia, esses medicamentos são usados quando de lesão, artrite e febre. São exemplos de Medicamentos AINE -  aspirina e ibuprofeno.Editar

3 – Opiáceos Menores: substâncias sintéticas que imitam a ação dos opióides, porém com menos poder analgésico.Editar

4 – Opiáceos Maiores: Conjunto de fármacos que atuam nos receptores opióides de células do sistema nervoso imitando o poder analgésico de opiáceos endógenos. Analgésicos mais comuns: Ácido acetil-salicílico (Aspirina), Ibuprofeno, Paracetamol, Naproxeno, Analgésicos tópicos como Catafam, morfina, piramina, tramadol, acetanilida e fenacetina. Cuidados com analgésicos: Se administrados em excesso, analgésicos podem levar à morte. Também são perigosos pois podem causar dependência física. Além disso, hipertensão, gastrite e hepatite podem ocorrer como efeitos colaterais.Editar

As piores dores que existemEditar

Infarto: dor forte, súbita e aguda. Dizem ser a PIOR de que existe; Cólica renal: popularmente conhecidas como pedra no rim. Dói principalmente quando o cálculo se move dentro do ureter. Dizem ser o segundo pior tipo de dor que existe;

3061003463 3244c32c4b.jpg

Dor do parto - http://chirlamjr.blogspot.com.br/2010/10/humor-em-outubro.html

Dor de Parto: Partos normais são muito doloridos. Entretanto, com o uso de anestesias, a mulher acaba não sofrendo tanto se comparado ao parto sem ela. Dizem ser a terceira pior dor que existe;


Gota: inflamação que causa muita dor;

Lombalgia aguda: ocorre na maioria das vezes por lesões na hérnia de disco, levando a uma dor intensa nas costas – região lombar;

Dor de dente: Abscessos causam uma dor que só passa com anestesia;

Hipertensão craniana: ocorre como sintoma de rompimento de uma artéria dentro da caixa craniana;

Neurite herpética: infeção viral grave que causa dor desesperadora; Cólica biliar: causada por “pedras” na vesícula biliar;

Dor de Cabeça: Enxaqueca e nevralgia do Nervo Trigêmio são capazes de causar dores demasiadas; Bursite; Fibromialgia;

Úlceras;

Hemorróidas;

Meningite;

Osteoartrite;

Rompimento do menisco.


Curiosidades:

1 - Napoleão Bonaparte quase sempre era retratado em quadros com uma mão na área da barriga. Segundo médicos e historiadores, Bonaparte tinha uma úlcera no estômago, o que lhe causava muita dor e desconforto abdominal.

2 - Dores de cabeça não são dores no cérebro. Isso se deve por que o cérebro é incapaz de sentir dor. Acredita-se que o fato de não haverem terminações nervosas no cérebro, seria uma forma de protejê-lo.

3 - A Escala de Coma de Glasgow (ECG) é uma escalaque mede o graus de consciência do indivíduo em coma por traumatismos cranianos. É uma escala de pontuação 3 a 15, sendo 3 o pior estado possível e 15 o melhor. No teste, são usados métodos para obter respostas motoras, oculares e verbais. Os métodos motor e ocular podem apresentar resposta à dor. O teste é simples: esfrega-se as articulações entre as falanges proximais e mediais do médico ou enfermeiro contra o osso esterno do pasciente. Como a área esfregada é muito sensível à dor, o paciente poderá, se em condições favoráveis, responder à ela.


Referências:


1 - [http://gesepfepar.com/propedeutica/anamnese/ http://gesepfepar.com/propedeutica/anamnese/ ].

2 - Folha de São Paulo, 20/06/2011. acessado em 26/04/2013 as 18:10 horas.

3 - [http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAYTAAF/anamnese-sintomas-perguntas-obrigatorias ]. acessado em 26/04/2013 as 18:17 horas.

4 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Anamnese_(sa%C3%BAde)#Caracteriza.C3.A7.C3.A3o_da_dor - em 26/04/2013 as 18:25 horas.

5 - [http://www.grandescuriosidades.com/2012/08/qual-pior-dor-que-existe.html  ]. acessado em 27/04/2013 as 18:00 horas 6 - [http://www.dicionariodoaurelio.com/Dor.html http://www.dicionariodoaurelio.com/Dor.html ]. acessado em 29/04/2013 as 16:34 horas.

7 - [http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?300 http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?300 ]. acessado em 29/04/2013 as 16:32 horas.

8 - [http://www.iagape.com.br/informativo_2.php http://www.iagape.com.br/informativo_2.php ]. acessado em 29/04/2013 as 15:59 horas.

9 – [http://www.icb.ufmg.br/labs/lpf/revista/revista1/volume1_a_dor(II)/cap3_2.htm ]. acessado em 29/04/2013 as 15:46 horas.

10 – [1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Analg%C3%A9sico acessado em 29/04/2013 as 22:40 horas.

11 – [2] http://www.infoescola.com/medicina/analgesicos/ acessado em 29/04/2013 as 22:49

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória