Fandom

Wiki AIA 13-17

Eletrocardiograma

333 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.



Editor: Giórgio Tondello



Colaboradores: Rafael Koerber, Kurt Neulaender, Tiago Vasconcelos Xavier, Carlos Ehrl, Lucas Andrei

Eletrocardiograma-455x341.jpg

http://clinicapetterson.com.br/eletrocardiograma/

O ELETROCARDIOGRAMA NORMALEditar

  • Quando um impulso cardíaco passa através do coração, uma corrente elétrica também se propaga do coração para os tecidos adjacentes que o circundam. E pequena parte da corrente se propaga até a superficie do corpo. Se eletrodos forem colocados sobre a pele, em lados opostos do coração, será possivel registrar os potenciais elétricos gerados por essa corrente: esse registro é conhecido como eletrocardiograma.

CaracterísticasEditar

  • O eletrocardiograma é composto por uma onda P, pelo complexo QRS e pela onda T.
    Eletrocardiograma-ondas.gif

    medfoco.com.br

Onda P =>  Ocorre no iníco da contração dos átrios

Complexo QRS => Ocorre no início da contração dos ventrículos

Onda T => Repolarização Ventricular

  • OBS: A onda P e o complexo QRS são ondas de DESPOLARIZAÇÃO e a onda T é REPOLARIZAÇÃO.

Calibração da Voltagem e tempo do EletrocardiogramaEditar

Todos os registros eletrocardiográficos são feitos com linhas de calibração apropriadas, no papel de registro. As linhas verticais do eletrocardiograma são as linhas de calibração do tempo. As linhas de calibração horizontais estão dispostas de tal modo que cada 10 linhas correspondem a 1 milivolt. As linhas horizontais acima da base indicam valores positivos e as abaixo da base valores negativos.

Intervalos.jpg

dc122.4shared.com

  • Intervalo P-Q ( ou P-R)

É o intervalo decorrido entre o início da onda P e o início do complexo QRS. Corresponde ao intervalo entre o começo da estimulação elétrica dos átrios e o começo da estimulação elétrica dos ventrículos

  • Intervalo Q-T

Esse intervalo correposde a duração da contração ventricular, que dura do início da onda Q até o final da onda T.

O Fluxo das Correntes Elétricas ao redor do coraçãoEditar

  • O coração está suspenso em um meio condutor
  • O impulso cardíaco chega primeiro ao septo ventricular e se propaga para as superficies internas da parte restante dos ventriculos, isso ira fazer com que  a parte interna dos ventriculos fique eletronegativa e as paredes externas eletropositivas
  • A corrente flui das áreas negativas para as áreas positivas, principalmente da base do coração para o ápice, durante quase todo o clico de despolarização (exceto bem proximo do final do processo)
  • O eletrodo que estiver mais próximo da base ficará negativo e o eletrodo que estiver mais próximo do ápice ficará positivo.

Derivações EletrocardiográficasEditar

  • Uma derivação não é só um fio conectado ao corpo, mas a combinação de dois fios e seus eletrdos para formar um circuito completo entre o corpo e o eletrocardiógrafo
  • Derivação Bipolar: Significa que o eletrocardiograma é registrado por dois eletrodos posicionados em lados diferentes do coração.
    Ecg 534.gif

    www.misodor.com

  • Derivação I => Braço direito ( Eletrodo negativo) - Braço esquerdo ( Eletrodo positivo)
  • Derivação II => Braço direito (Eletrodo negativo) - Perna esquerda (Eletrodo positivo)
  • Derivação III =>Braço esquerdo (Eletrodo negativo) - Perna esquerda (Eletrodo positivo)


Lei de EinthovenEditar

  • Se os potenciais eletrico de 2 ou 3 derivações eletrocardiográficas bipolares dos membros forem conhecidas em um dado momento, o potencial elétrico da terceira derivação poderá ser determinado matematicamente pela simples soma dos 2 primeiros.

EX: DII = DI + DIII


Derivações Torácicas (Précordiais)Editar

  • O eletrodo é colocado na superfície anterior do tórax
  • Um eletrodo é conectado ao terminal positivo do eletrocardiógrafo e o eletrodo negativo é conectado, simultaneamente, aos braços direito, esquerdo e perna esquerda por meio de resistencias elétricas iguais.
  • Os diferentes registros são conhecidos são conhecidos como derivaçãos V1,V2,V3,V4,V5 e V6
  • Nas derivações V1 e V2 os registros são negativos pois os eletrdoso ficam perto da base do coração, que ainda esá eletronegativa devido a despolarização ventricular.
  • Ja as revicações V3,V4,V5 E V6 são positivas, pois o eletrodo torácico está mais perto do ápice do coração, que permanece eletropositivo durante a maior parte da despolarização.

Derivações UnipolaresEditar

  • Nesse tipo de registro, dois membros são conectados ao terminal negativo do eletrocardiógrafo por meio de resistencias elétricas, e o terceiro membro é conectado ao terminal positivo.
  • Quando o terminal positivo está no graço direito, a derivação é denominada VR; quando está no braço esquerdo é VL; e quando está na perna esquerda é VF. 


ReferênciasEditar

TONDELLO,Giórgio C. Anotação da disciplina de fisiologia. Univille, 2013.


HALL, John E.; GUYTON, Arthur C. Tratado de Fisiologia Médica. Elsevier, 12ª edição, RIO DE JANEIRO, 2011


CONSTANZO, Linda S. Fisiologia. Guanabara Koogan, 4ª edição, RIO DE JANEIRO, 2008

==Link Externo ==

==www.emv.fmb.unesp.br/apoio_didatico/Med/4_ano/.../ECG_4ano.pdf‎http://www.slideshare.net/HIURYGOMES/interpretao-de-ecg-11166752 == http://www.youtube.com/watch?v=FMSuNtPHTDM

http://www.youtube.com/watch?v=wODCSIDOFcM

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória