Fandom

Wiki AIA 13-17

Imunização e Vacinas

333 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Share

Editora: Gabrielly de Araújo

Colaboradoras: Sophia Martins Barbosa, Ana Laura Milhazes, Ana Carolina Simoneti, Beatriz Poliseli Cernescu

Vacinas e Imunizações Editar

"Vacinas são imunobiológicos utilizados para indução de resposta imune (anticorpo) a um agente infeccioso (antígeno), que simule a infecção natural, com pouco ou nenhum risco para seu receptor."

As vacinas são o meio pelo qual adquirimos imunização. Elas são responsáveis por aumentar os níveis de anticorpos circulantes, bem como promover a ativação da memória imunológica, relacionada aos Linfócitos. Atualmente, com o avanço das tecnologias, as imunizações não são realizadas não apenas com o intuito de se previnir/tratar doenças infecciosas, mas também contra outras patologias, a exemplo das neoplasias, o que será explicado mais adiante.

Em se tratando das imunização, pode-se dizer que há dois tipos dela, que são a Imunização Ativa e a Imunização Passiva.

  • Imunização Passiva: quando os anticorpos são inoculados/transferidos já prontos a um indivíduo, pois já foram previamente produzidos em um outro organismo. A imunização passiva pode ocorrer de duas formas, que são a Natural, por exemplo quando anticorpos são passados da mãe para o feto através da via transplacentária, e a Artificial, que ocorre quando há injeção de anticorpos, caso da Soroterapia para tratamento contra veneno de cobras/aranhas/escorpiões, em que os anticorpos são anteriormente produzidos no corpo de outros animais (geralmente cavalos) e retirados sob a forma de soro. Em alguns casos, em um segundo momento, o organismo que recebe anticorpos por soroterapia pode ter seu Sistema Imune estimulado a produzir anticorpos próprios, contra os anticorpos que foram injetados, gerando a chamada Doença do Soro, em que ocorre formação de imunocomplexos anticorpo-anticorpo que se alojam principalmente nas microvasculaturas renal e sinovial, gerando complicações nessas áreas. Outros exemplos de imunização passiva:
    1. ​Eritroblastose Fetal: anticorpos anti-Rh+ são inoculados na mãe, até 72 horas após o parto, para impedir maiores contaminações sanguíneas.
    2. No caso de transplantes, Anticorpos Monoclonais são injetados, contra linfócitos T do receptor.
    3. Anticorpos Monoclonais contra certos antígenos tumorais.
  • Imunização Ativa: quando o organismo é estimulado a produzir anticorpos contra o patógeno/toxinas deste. Também pode ocorrer produção de respostas celulares mediadas por macrófagos e linfócitos (principalmente). No entanto, o tempo de formação dos anticorpos na imunização ativa pode ser considerado um impasse, pois há um período após a aplicação da vacina, chamado período de retardamento dos Linfócitos B, em que não há produção dos anticorpos. Esse período dura aproximadamente 14 dias e, nesse tempo, o indivíduo pode vir a desenvolver a doença, caso a vacina seja produzida com organismos vivos inteiros atenuados, o que será explicado a seguir.

Produção de VacinasEditar

O desenvolvimento de vacinas depende principalmente de dois fatores, que são o conhecimento dos mecanismos do sistema imune que levarão à resposta frente ao contato com o patógeno, e os mecanismos de patogênese que estarão envolvidos naquela vacina. Assim, para uma vacina ser considerada "boa", ela deve apresentar algumas características fundamentais: 

  • Segurança: deve apresentar pouco ou nenhum efeito indesejado, bem como não trazer doença ao indivíduo que fizer uso dela.
  • Proteção: deve proteger contra a infecção gerada pelo patógeno contra qual a vacina foi elaborada.
  • Longevidade da Proteção: a vacina é melhor quanto maior for o tempo de duração de sua proteção.
  • Mecanismos de Ação: consta como a produção de Linfócitos T e B (memória imunológica), anticorpos, antitoxinas, opsoninas, lisinas, por exemplo.
  • Viabilidade: além de todas as características físicas já citadas, a vacina também deve ser financeiramente viável ao mercado, além de apresentar estabilidade e fácil administração.

Composição das Vacinas: 

Na produção de uma vacina são utilizados vários componentes, e dentre eles podemos citar: 

  • Antígeno: este depende do tipo de vacina, e como veremos adiante, pode estar sob várias formas
  • Solvente: é o meio em que o antígeno é colocado. Geralmente é aquoso, mas também podem-se utilizar proteínas como a albumina, por exemplo.
  • Conservantes, Antibióticos, Estabilizadores: que são acrescentados na tentativa de impedir o crescimento bacteriano, bem como para tornar o antígeno mais estável.
  • Adjuvantes: são compostos que intensificam a resposta imunológica contra o patógeno. O adjuvante (artificial, mineral) mais utilizado, por ser um dos únicos com aprovação, é o Hidróxido de Alumínio.

Técnicas mais Utilizadas na Confecção de Vacinas: 

  • Organismos Vivos Inteiros Atenuados: vacina cujo antígeno apresenta-se na forma 
  • Atenuação Viral.jpg

    Processo de confecção de vacinas com organismos vivos inteiros atenuados. Fonte: aula professora Maristela.

    viva atenuada em laboratório, com capacidade de se proliferar no organismo do indivíduo - geralmente sem potencial para causar a doença propriamente dita - para a geração de uma resposta imune. Muito provavelmente, essa resposta será idêntica a que seria gerada em uma infecção pelo patógeno "selvagem", visto que o sistema imune não possui qualidades o suficiente parar diferenciar os dois tipos de patógenos. Dentre as vacinas que são produzidas com organismos vivos inteiros atenuados estão a vacina contra o sarampo, caxumba, rubéola, BCG e varicela.

- Processos de Atenuação de Virulência:

  1. Tradicional: quando o vírus em questão passa por diversos hospedeiros, em variadas condições e temperaturas, transformando-se em um mutante menos virulento para ser inoculado. Os mecanismos dessa atenuação ainda não são muito bem definidos. Entre as desvantagens desse método estão a falta de precisão para repeti-lo, visto que as mutações ocorrem ao acaso, mesmo que as condições às quais o vírus é apresentado sejam as mesmas, e a capacidade que esses patógenos tem de voltarem à forma patogênica.
  2. Biologia Molecular: relacionada com a modificação da virulência do patógeno, por meio de alterações em seu material genético. Essas alterações podem ocorrer por meio de:
    • Inserções: fragmentos genômicos inseridos no DNA viral, com o intuito de reduzir a virulência deste último. Este mecanismo faz com que a replicação viral seja limitada, apesar de suficiente para a produção dos anticorpos. Podem ser utilizados, nesse processo, genes que codifica
      Deleção.jpg

      Processo de Deleção. Fonte: aula Professora Maristela.

      m proteínas com atividade antiviral, a exemplo do TNF, INF e das interleucinas.
    • Deleções: é a retirada de segmentos genômicos, eliminando assim uma ou mais pro
      Antigenicas purificadas.jpg

      Vacinas utilizando polissacarídeos. Fonte: aula Professora Maristela.

      teínas responsáveis pela virulência do patógeno. Visto que muitas vezes o vírus não consegue "recuperar-se" dessa deleção, ela é considerada um meio seguro de se obter mutantes que, apesar da baixa virulência, ainda servem para a imunização.
  • Organismos Inteiros Mortos: é indicada para indivíduos com alguma imunossupressão. É vantajosa porque não permite a multiplicação do organismo, porém possui a desvantagem de não produzir proteínas imunogênicas, as quais aceleram a resposta imune. Ex: Salk (pólio).
  • Subunidades Antigênicas Purificadas: utiliza antígenos (proteínas, polissacarídeos) ao invés do organismo inteiro, e por isso tem risco menor. Vacinas utilizando Polissacarídeos: resulta em respostas que em geral são T Independentes. Assim, por não ativarem LTa, geralmente são inoculadas com "pedaços" de toxinas (proteínas) para melhorar a resposta imune.
  • Antígenos Recombinantes: geralmente nessa processo utiliza-se um organismo "escravo", no qual é inserido um determinado gene. Assim, por meio da técnica do DNA recombinante, esse organismo passará a codificar o que aquele gene "mandar", como por exemplo proteínas, as quais irão interagir com o soro do paciente para formar anticorpos. Ex: vacina contra Hepatite B.
  • Vetores Recombinantes: nesse caso, um vírus é usado como vetor para introduzir o antígeno dentro do hospedeiro desejado. Inocula-se o gene produtor do antígeno dentro do vírus e esse vírus é então introduzido no ser humano. As células humanas então produzirão uma resposta imune, e passarão a produzir anticorpos tanto contra o vetor quanto contra o antígeno presente anteriormente no interior do vírus. Ex: Herpes Simplex.

Conta-indicações de VacinasEditar

Dentre as contra-indicações de vacinas, podemos citar: 

  • Doença aguda (febre >38,5)
  • Reação clínica séria contra dose anterior da vacina
  • Alergia grave à clara de ovo (pois muitas vacinas tem como solvente a albumina)
  • Alergia a certos antibióticos
  • Deficiência imunitária congênita (contra-indica vacinas vivas)
  • Infecção por HIV

FALSAS contra-indicações: 

  • Doenças benignas (por exemplo pequenas infecções respiratórias)
  • Asma, rinite alérgica, febre dos fenos
  • Tratamento com Antibióticos
  • Antecedentes familiares de convulsões
  • Doenças cardíacas, renais, pulmonares ou hepáticas
  • Recém nascido com baixo peso
  • Dermatoses, eczemas ou doenças de pele localizadas
  • Nutrição inadequada
  • Aleitamento materno

Novas Perspectivas sobre VacinasEditar

Quimeras Virais: são partículas que não existem na natureza, sendo portanto obtidas através de introdução de fragmentos de vírus em outro vírus, não necessariamente da mesma família. Exemplos: 

  • Utilização do vírus vacinal da febre amarela para expressar fragmentos de outros flavivírus, como dengue e encefalite japonesa B.
  • Quimeras do vírus da influenza contendo a neuraminidase e a hemaglutinina mais atuais
    Vetor recombinante.jpg

    Utilização de Vetores Recombinantes. Fonte: aula Professora Maristela.

     foram desenvolvidas, embora ainda não tenham sido utilizadas na imunização humana.

Vetores Recombinantes: descritos acima.

Peptídeos Sintéticos: surgiu em resposta ao rápido avanço da clonagem de DNA, mas apresenta muitos problemas, como alto custo e dificuldade de sintese propriamente dita. A resposta imune pode não ser muito satisfatória, mesmo com a utilização de adjuvantes.

DNA em Plasmídeos: trata-se da inoculação de DNA sob a forma de plasmídeos em células 

Dna em plasmideos.jpg

DNA em Plasmídeos. Fonte: aula Professora Maristela.

receptoras - normalmente musculares -, gerando uma forte resposta imune. Essa técnica induz a expressão de peptídeos codificados por este DNA, o qual ativa linfócitos T citotóxicos e auxiliares, e por conseguinte, também ativa produção de anticorpos.

Adjuvantes: uma boa resposta imune e aquela que induz inflamação na região do inóculo. Adjuvantes são substâncias que intesificam a resposta imune, na maioria das vezes porque fazem adsorção do antígeno. Na confecção de vacinas humanas, o adjuvante mais utilizado é o Hidróxido de Alumínio, o qual, ao ser inoculado, induz um processo inflamatório que aumenta a potência da resposta. 

Adjuvantes.jpg

Adjuvantes. Fonte: aula Professora Maristela.

Links ExternosEditar

  1. http://www.youtube.com/watch?v=rdby9EBxyqw
  2. Adjuvantes e Vias de Administração de Vacinas, em <http://www.ufpel.edu.br/biotecnologia/gbiotec/site/content/paginadoprofessor/uploadsprofessor/70759311a0344b1aa01d30c9179b32c2.pdf?PHPSESSID=ae96c8bd52c84baaa39ed1381f845a12>
  3. Vacinas, em <http://www.brasil.gov.br/sobre/ciencia-e-tecnologia/tecnologia-em-saude/vacinas>

ReferênciasEditar

  1. ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H.; PILLAI, Shiv. Imunonologia celular e molecular, 7a edição, Elsevier 2011.
  2. ARAUJO, Gabrielly de, Anotações em sala disciplina de Imunologia, UNIVILLE 2013.
  3. CERNESCU, Beatriz. Anotações em sala disciplina de Imunologia. UNIVILLE 2013

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória