Fandom

Wiki AIA 13-17

Puberdade

333 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Editora: Renata Dal Bó Mazzuco

Colaboradores: Ana Santin, Jessé Lana, Leandro Rosin, Nicolas Dominico

Puberdade ou Pré-adolescênciaEditar

Fase do ciclo vital biológico que abrange um conjunto de mudanças corporais. Ocorre um processo de maturação lento e progressivo.
Crescimento das mamas
Mudança de voz
Primeira menstruação
Crescimento físico
Maturação

ADOLESCÊNCIA
Duração variável. Está situada entre a infância e idade adulta, é um processo de transformação em adultos jovens. O início é influenciado pela puberdade. Mudanças físicas e a expansão das habilidades cognitivas desencadeiam as alterações psicológicas e sociais que são influenciados pelo contexto histórico, cultural, social que estão inseridos.

Puberdade x adolescencia.jpg

Puberdade x Adolescência Fonte:http://belieberbrasil-official.blogspot.com.br/2012/07/vou-estrear-meu-novo-single-com-um.html

A ÉPOCA DA PUBERADE
Estudos apontam que a menarca vem antecipando-se de 3 a 4 meses por década na Europa nos últimos 100 anos. A época da puberdade tem sido considerada como fator de risco para doença mental e índices maiores de psicopatologia, sendo fator de risco para meninas a puberdade precoce, já para os meninos é fator de risco a puberdade tardia.

VARIAÇÕES PUBERAIS

No processo púbere ocorrem variações entre culturas e dentro de uma cultura, em diferentes épocas históricas ou estrato social. O adolescente pobre tem período da puberdade abreviado devido à necessidade de ajudar nas despesas da casa, de ter que trabalhar. A maturação cerebral e a hormonal determinam um conjunto abrupto de mudanças corporais.

TRANSFORMAÇÃO CORPORAL DA PUBERDADE
As meninas amadurecem em geral dois anos antes dos meninos. Acontece o rompimento dos relacionamentos de amizade e formação de novas amizades. Observa-se a dificuldade de aproximação entre os sexos. O desenvolvimento das características sexuais primárias e o aparecimento das características sexuais secundárias.

TABELA.png

Estágios da Maturação Sexual Feminina. Fonte: citada na tabela

Editar

A PUBERDADE FEMININAEditar

Aparecimento de broto mamário (entre nove e 10 anos) é o primeiro sinal da puberdade. No mesmo ano, entretanto mais tarde surgem os pelos pubianos e nesta mesma fase ocorre o estirão. Desaceleração do estirão coincide com a menarca (em torno dos 12 anos). A Menarca é um momento crítico na vida emocional de uma menina e seus pais, pode aumentar os laços entre mãe e filha. Há o interesse da menina pela transformação. A aceitação das mudanças físicas e da menstruação depende de quatro fatores:
Identidade sexual
Firmeza da colocação do gênero pelos pais durante os primeiros anos da vida
Passagem pela meninice com uma identificação firme com a sua mãe
Identidades grupais que conseguiu durante o período juvenil


PUBERDADE MASCULINAEditar

1ª manifestação da puberdade ocorre ± aos 11 anos marcados por várias mudanças. A gonadarca – crescimento
TABELA 3.png

Estagios da Maturação Genital Masculina Fonte: Citada na tabela acima

dos testículos. A pele escrotal torna-se mais enrugada e avermelhada e o pênis aumenta de tamanho dos pelos pubianos se tornam mais espessos ± 12 anos. O estirão - crescimento em estatura torna-se mais proeminente aos ± 15 anos. O diâmetro do pênis aumenta e a glande se desenvolve. Ocorre a mudança de voz, podendo apresentar falsete. Pode apresentar ginecomastia.
O término da puberdade masculina é uma fase de conflitos por há o receio de assumir a vida adulta. Ocorre ± 16 anos. Fisicamente observa-se pelos axilares, barba, as glândulas sudoríparas altamente estimuladas (forte odor).


DESENVOLVIMENTO COGNITIVOEditar

Aos 7-11 anos (Início da puberdade) é capaz de realizar operações concretas. Segundo Piaget, a criança opera e age sobre o mundo real e concreto. É capaz de ter um pensamento operatório e lógico. Tem capacidade de ordenação e agrupamento. “Pensamento hipotético-dedutivo” – Caracterizado pela elevada organização de cognição, capacidade de pensar abstratamente (filosofia, religião, ética e política), raciocinar dedutivamente e definir conceitos. Observa-se o pensamento formal, altamente lógico, sistemático, simbólico e gramatical. O egocentrismo das operações formais é caracterizado por supervalorização do subjetivo sobre o objetivo, superestimar o valor de suas soluções cognitivas, modificação dos problemas apenas com o pensamento.


OS LUTOS DA PUBERDADEEditar

A maturação púbere representa um momento de entrada no mundo adulto que, como um novo nascimento, desencadeia um processo adaptativo que inclui o luto pela perda da identidade e do corpo infantil. As mudanças biológicas da puberdade impõem a sexualidade genital ao indivíduo e levam ao luto pelo corpo da infância agora perdido. O luto a ser elaborado pela perda do corpo infantil inclui o abandono desse corpo, pois os caracteres sexuais secundários se impõem (menstruação e sêmen) assim como o novo papel a ser assumido frente ao sexo oposto e á procriação. Durante o processo de luto, as defesas contra as perdas da "inocência" podem surgir de formas menos ou mais adaptativas para lidar com as ansiedades frente às mudanças rápidas do corpo versus as psíquicas mais vagarosas até que um equilíbrio possa novamente ser estabelecido. Assim, o jovem púbere poderá apresentar momentos de negação, estados de estranheza consigo mesmo como despersonalização, retraimento alterando com momentos de satisfação com seu novo corpo e novas atribuições sociais. Segundo Aberastury e colaboradores (1981), somente quando o adolescente consegue aceitar em si a existência de dois aspectos simultâneos - o de criança e o de adulto - pode começar a aceitar suas mudanças e sua nova identidade. A conquista da identidade e a independência levam à integração no mundo adulto e a comportamentos coerentes no mesmo. Para que as mudanças possam ser absorvidas com maior tranquilidade nessa fase, é importante o fator tempo, ou seja, que as mudanças psíquicas ocorram gradualmente.


OS RITUAIS DE PASSAGEMEditar

Ritos de passagem são cerimônias e rituais que ocorrem nos pontos de transição entre as etapas do desenvolvimento. Há intensa mudança de uma condição a outra na vida. A puberdade é a idade ou período em que, pela primeira vez, a pessoa é capaz de exercer atividade sexual reprodutiva, o que é uma grande mudança nas possibilidades. É marcada por ritos e celebrações nas diferentes culturas. Na cultura ocidental: Transição da meninice a vida adulta é vista como uma série eventos que cobrem um longo período de tempo, onde ocorre uma atenuação dos ritos de passagem. Os Ritos podem ser formais, menarca ou o sêmen ou informais que são próprios do grupo de adolescente (esportes, beber, fumar).


LINKS EXTERNOSEditar

1) Os rituais de passagem segundo adolescentes

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-21002008000300004&script=sci_arttext

2) Exercise in prevention and treatment of anxiety and depression among children and young people

http://cochrane.bvsalud.org/cochrane/show.php?db=reviews&mfn=2787&id=CD004691&lang=pt&dblang=&lib=COC

3)Inside Puberty: What Are the Stages of Puberty?

http://www.youtube.com/watch?v=Rsj6dW6qKRc


REFERÊNCIASEditar

EIZIRIK, Cláudio Laks; KAPCZINSKI, Flavio; BASSOLS, Ana Margareth Siqueira (Organizador). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed; 2007 200 p.

Apresentação em sala de aula 20/11/13 grupo Guilherme Garrido, Kurt Neulaender Neto, Giórgio Tondello,        Lucas Andrei Muehlbauer, Rafael  de Geus Koerber, Tiago Vasconcelos


http://www.cecb.edu.br/index.php/ensino-fundamental-ii/35-a-fase-da-pre-adolescencia.html


http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/54698/000386001.pdf

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória