Fandom

Wiki AIA 13-17

Revisão - Conceitos básicos

333 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

Editor: Augusto Radünz do Amaral

Colaboradores: Bruna da Silva Ferreira, Felipe S. Jardim e Fernanda C. Zanotti

EficáciaEditar

A eficácia reflete o desempenho de determinada variável, ela fará a relação entre os resultados obtidos e os objetivos estabelecidos considerando uma situação ideal. Resumidamente, significa atingir o objetivo.

EfetividadeEditar

É capacidade de reproduzir um determinado efeito em uma situação real. De maneira simplificada, pode - se entender esse termo como a capacidade de atingir o objetivo em uma população real.

EficiênciaEditar

Eficiência mede o custo-eficácia. É a relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados para se atingir os fins “economicamente mais vantajoso”. Perceba que, uma vez atribuído a um atributo a qualidade de eficiência, admite - se que haja custo-benefício satisfatório.

PrevalênciaEditar

A prevalência é o numero de casos existentes de uma doença em uma população, dividido pelo total de indivíduos da população. Para o seu calculo utiliza-se a população total, composta de pessoas sob risco de desenvolver a doença e outras que não estão sob risco.

  • Prevalência pontual: A prevalência pontual é número de casos existentes de uma doença em uma determinada data.
  • Prevalência no período: A prevalência no período é o numero de casos existentes de uma doença em um determinado período de tempo.

IncidênciaEditar

A incidência representa o número de novos eventos que tenham ocorrido num intervalo de tempo específico dividido pela população de risco, no início do intervalo de tempo. O resultado dá a probabilidade de desenvolvimento de um evento em que o intervalo de tempo.

Imagens

Eficacia-e-eficiencia.png

Fonte: Cardim, CA. 2013

Metodologia.jpg

Fonte: Cardim, CA. 2013

ReferênciasEditar

1 - AMARAL, Augusto Radünz. Anotações da aula da Disciplina de Epidemiologia Geral. UNIVILLE. 20/06/2013.

2 - MEGGINSON, Leon. Administração: Conceitos e Aplicações. Tradução de Maria Isabel Hopp. 4 ed. São Paulo: Harbra, 1998.

3 - SHOTT Stuart. Statistics for Health Professionals. WB Saunders, Philadelphia 1990.

Links externosEditar

1 - Eficácia - Eficiência

2 - Eficácia - Eficiência - Efetividade

3 - Um coração movido pela pesquisa

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória