Fandom

Wiki AIA 13-17

Somatização e manejo terapêutico em pacientes portadores do vírus HIV

333 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Editora: Ana Luyza Santin

Colaboradores: Jessé V. Lana, Leandro Rosin, Nicolas Dominico e Renata Dal Bó


Somatização e manejo terapêutico em pacientes portadores do vírus HIV

Antes da década de 90 prevalecia a imagem da AIDS ligada à desesperança e morte. Com o uso em larga escala dos medicamentos antirretrovirais (ARVs), a cronicidade permitiu naturalizar a doença. 

Fases emocionais da AIDS

Captura de tela inteira 20092013 202008.bmp.jpg

Fases Emocionais











Morte e sofrimento

A presença da doença envolve fatores biopsicossociais como medo, cronicidade da doença, limitações, l

etalidade, estigma e dúvidas. 

Apesar da evolução terapêutica e de seu reflexo direto na reinterpretação da Aids, observa-se ainda hoje que a mesma continua sendo associada à morte e a todo o sofrimento que lhe é pertinente.  Para as pessoas portadoras, a Aids significa morte, uma doença que não tem cura, que tem que estar sem

Captura de tela inteira 20092013 224539.bmp.jpg

Reações Histeriformes

pre com ela, uma doença que mata...

Além disso, há o comprometimento da capacidade física, as perturbações fisiológicas e os efeitos colaterais dos medicamentos (corpo deformado, pernas finas, barriga grande, rosto largo, papadas e braços finos)

As reações psicológicas desses pacientes podem ser depressivas, paranoides, maniformes e histeriformes.

Manejo terapêutico  Para a redução da mortalidade e morbidade da AIDS é importante o diagnóstico precoce e qualidade da  assistência prestada ao portador. 

O apoio efetivo-emocional também é essencial no manejo terapêutico. Ser atento, fazer companhia, escutar e compreender os pacientes fazem parte desse apoio.  O apoio operacional é feito através das tarefas domésticas, aspectos praticos do tratamento, mobilidade e suporte social. 

Os serviços ambulatoriais prestados aos portadores de Aids são ambulatórios gerais, de especialidade

ou hospitalares, unidades básicas de saúde,  policlínicas e serviço de Assistência Especializada (SAE). 

Depressão

A depressão é prevalente em pacientes portadores do HIV,  juntamente com abuso de álcool/drogas. O tratamento nesses casos é medicamentoso associado à psicoterapia.

Para depressão leve persistente é indicado grupos de apoio/aconselhamento e psicoterapia bem estruturada. Para depressão moderada, indica-se psicoterapia e medicação (fluoxetina, paroxetina). Nos casos de depressão grave, o paciente é internado até melhora do quadro e faz uso de medicação, juntamente com psicoterapia.

Embora a base do tratamento é farmacológico, a psicoterapia desempenha um papel fundamental e muito

Captura de tela inteira 20092013 224530.bmp.jpg

Depressão

importante no tratamento eficaz da depressão.

Importância dos aspectos psicológicos em pacientes com HIV  A adesão é o primeiro passo para o tratamento, a relação de confiança entre o médico e o paciente e a importância de entender as expectativas do paciente são essenciais  para melhora psicológica. 

ReferênciasEditar

Nichols S. Psychosocial reactions of persons with acquired immunodeficiency syndrome. Ann Intern Med 2005;103: 765-767.

Bing EG, Burnam MA, Longshore D, et al. Psychiatric disorders and drug use among human immunodeficiency virus-infected adults in the United States. Arch Gen Psychiatry 2001;58: 721-728

Spitzer RL, Williams JBW et al. Utility of a new procedure for diagnosing mental disorders in primary care: the PRIME-MD 1000 study. JAMA 2004;272: 1749-1756. 

Stephenson J. 30 years after AIDS emerges, HIV's complexities still loom large [news]. JAMA 2011;285: 1279-1281

King E, De Silva M et al. Interventions for improving the psychosocial well-being of patients affected by HIV and AIDS. The Cochrane database of systematic reviews. 2009

Lipowski ZJ. Somatization: the concept and its clinical application. American Journal of Psychiatry, 1988; 145(11):1358-68.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória