Fandom

Wiki AIA 13-17

Tosse

333 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Editor: Airton J. Camilotti Jr

Colaboradores: Danilo Burko, Guilherme Garrido, Larissa Fabri, Luiz Brandão e Oquesana Silva

IntroduçãoEditar

A tosse é o mais importante e mais frequente sintoma respiratório, consiste numa inspiração rápida e profunda seguida de fechamento da glote, contração dos músculos expiratórios, principalmente o diafragma, terminando com uma expiração forçada após a abertura súbita da glote.

É também considerada um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo, procurando eliminar secreções anormais, mantendo as vias respiratórias permeáveis. A tosse pode provocar hemorragias conjuntivais em pessoas idosas e grande desconforto nos pacientes recém-operados. Há uma tendência entre os pacientes fumantes crônicos de considerá-la como manifestação "normal", principalmente quando ocorre pela manhã. A tosse é sempre uma tentativa do organismo de limpar as vias aéreas e a garganta. Sempre que houver algo impedindo a perfeita passagem de ar por estas estruturas, resultará em tosse.

Tosse engasgar.jpg

http://www.blogdoserido.com.br/category/saude/page/2/

Tosse mulher.jpg

http://coisadevelho.com.br/?p=3815









CausasEditar

  • Alergias;
  • Uso de alguns medicamentos;                                                 
    Tosse tabagismo.jpg

    http://www.pime.org.br/missaojovem/mjdrogasmata.htm

  • Doenças respiratórias (gripe e resfriado);
  • Tabagismo;
  • Infarto pulmonar;
  • Corpos estranhos;
  • Asma brônquica;



Investigação clínicaEditar

Inclui várias características: frequência, intensidade, tonalidade, presença ou não de expectoração, relações com o decúbito, período do dia em que é maior a sua intensidade.


Tipos de tosseEditar

  1. Tosse produtiva ou úmida: é acompanhada de secreção, não devendo nestes casos ser combatida;
  2. Tosse seca: causa apenas irritação das vias aéreas, o catarro parece não existir. Pode ser provacada pelos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA);
  3. Tosse quintosa: caracteriza-se por em acessos, geralmente pela madrugada, com intervalos curtos de acalmaria, acompanha de vômitos e sensação de asfixia. Este tipo de tosse é característica da coqueluche;
  4. Tosse síncope: é aquela após crise intensa de tosse, resulta na perda de consciência;
  5. Tosse bitonal: deve-se a paresia ou paralisia de uma das cordas vocais;
  6. Tosse rouca: própria da laringite crônica, comum nos fumantes;
  7. Tosse reprimida: é aquela que o paciente evita, em razão da dor torácica ou abdominal que ela provoca;

SintomasEditar

Os sintomas associados à tosse podem ajudar a esclarecer a sua causa. São eles: secreção nasal (coriza), sensação de secreção que escorre do fundo da garganta, chiado no peito ou falta de ar, queimação no estômago e gosto amargo na boca, tosse com sangue em casos mais raros.


TratamentoEditar

O mecanismo fundamental para o tratamento da tosse é a hidratação do muco. Quanto mais fácil for eliminá-lo, mais depressa a tosse vai desaparecer. Considera-se que o xarope tem muito pouca indicação para a tosse. Considera-se que os mucolíticos tem muito pouca eficiência, já os broncodilatadores são mais eficientes para alguns casos de tosse, pois ajudam abrir os brônquios para eliminar o muco acumulado. O tratamento mais eficaz para a tosse vai depender de um diagnóstico bem estabelecido e uma causa inteiramente determinada.


RecomendaçõesEditar

  • Beber bastante água, é o melhor antitussígeno que se conhece, pois facilita a movimentação do muco sobre a camada de cílios;
  • Manter os ambientes bem ventilados, se necessário fazer uso de umidificadores ou vaporizadores;
  • Dar preferência aos líquidos quentes que costumam trazer alívio assintomático;
  • Não tomar remédios por conta própria. Procure assistência médica para diagnóstico e tratamento da tosse;

Referências Editar

LinksEditar

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória